Sep 18,2022-11-27 ACC News Story

No acompanhamento final do estudo randomizado SYMPLICITY HTN-3 apresentado em 18 de setembro durante o TCT 2022 e publicado simultaneamente no Lancet, os pesquisadores observaram reduções significativas na pressão arterial e nenhum sinal de complicações tardias da denervação da artéria renal em pacientes com hipertensão resistente ao tratamento.

Aproximadamente 1.400 pacientes com hipertensão resistente ao tratamento foram incluídos no estudo. Destes, 535 foram designados aleatoriamente para receber denervação da artéria renal (n=364) ou controle simulado (n=171). Após a avaliação do endpoint primário em seis meses, os pacientes elegíveis no grupo de controle simulado que atenderam aos critérios de inclusão poderiam passar para receber denervação da artéria renal – posteriormente referido como o grupo cruzado.

No relatório final de acompanhamento de 36 meses, estavam disponíveis dados de 219 pacientes do grupo original de denervação da artéria renal, 63 pacientes do grupo crossover e 300 pacientes do grupo sham/non-crossover. Deepak L. Bhatt, MD, MPH, FACC, que apresentou as descobertas, e seus colegas destacaram os achados gerais mostrando reduções significativas na pressão arterial sistólica e diastólica no consultório e no MAPA de 24 horas, noturna, matinal e diurna. Eles também observaram que os pacientes do grupo de denervação da artéria renal passaram quase o dobro do tempo na faixa terapêutica de pressão arterial “do que os pacientes do grupo de controle simulado… apesar de uma carga de medicação semelhante”.

Em outros achados, as taxas de eventos adversos foram semelhantes em todos os grupos e nenhuma complicação tardia da denervação da artéria renal foi observada. A taxa do endpoint de segurança composto para 48 meses, incluindo morte por todas as causas, doença renal em estágio terminal de início recente, evento embólico significativo resultando em dano de órgão-alvo, complicação vascular, reintervenção da artéria renal e emergência hipertensiva foi de 15% em o grupo de denervação da artéria renal, 14% no grupo cruzado e 14% no grupo não cruzado.

Esta é a análise de segurança mais longa do procedimento de denervação da artéria renal em um ambiente de estudo randomizado e destaca a segurança geral do procedimento”, disse Bhatt, et al.

“Esses dados apóiam o crescente corpo de evidências de resultados favoráveis, duráveis e seguros a longo prazo da denervação da artéria renal, com potencial para reduções maiores na pressão arterial com períodos de acompanhamento mais longos”, disse Bhatt, et al. “A denervação da artéria renal pode oferecer uma opção de tratamento adicional para pacientes com hipertensão resistente e descontrolada fora da modificação do estilo de vida e uso de medicamentos anti-hipertensivos máximos tolerados”.

Tópicos clínicos: Prevenção, Hipertensão

Palavras-chave: Terapêutica Cardiovascular Transcateter, TCT22, Hipertensão, Cateteres, Simpatectomia, Monitorização da Pressão Arterial, Ambulatório