Realização de exames propedêuticos cardiológicos que visam o diagnóstico e acompanhamento do tratamento dos pacientes com doenças cardiovasculares.

• Hipertensão Arterial Sistêmica.
  • Doença arterial coronariana
  • AVC
  • Arritmias.

Duplex Scan

Score de Cálcio Coronariano

O Escore de Cálcio Coronário (EC) é uma metodologia já bastante consagrada e embasada cientificamente, como um preditor independente de eventos cardiovasculares futuros, agregando risco a estratificação tradicional realizada por meio de escores clínicos.

A calcificação da parede vascular é um marcador bastante específico do processo aterosclerótico. Nesse sentido, o EC apresenta elevada sensibilidade para a detecção de aterosclerose subclínica, capaz de identificar doença coronária muitos anos antes do sua apresentação clínica, além de quantificar sua extensão e distribuição.

É um exame tomográfico sincronizado ao eletrocardiograma para minimizar artefatos de movimentação cardíaca e coronariana, expondo o paciente a baixa dose de radiação. Em geral não requer controle de frequência e não se utiliza contraste iodado.

Angiotomografia de coronárias

O que é a angiotomografia coronariana?

É um exame rápido e não invasivo que usa a tomografia computadorizada para avaliar os vasos sanguíneos que suprem o músculo cardíaco (as artérias coronarianas). A angiotomografia coronariana permite que o seu médico veja se desenvolveu ou não placa nas artérias coronárias (placas calcificadas, mistas ou não calcificadas), que podem resultar em redução luminal que diminui a chegada de sangue (oxigênio) no músculo cardíaco. Isso pode promover angina (dor precordial) ou aumentar o risco de um futuro infarto do miocárdio.

Quando a angiotomografia coronariana é usada?

Angiografia coronária por tomografia computadorizada é geralmente considerada o melhor exame para indivíduos de baixo risco ou com sintomas, mas que não apresentam história prévia de doença arterial coronariana ou que têm resultados pouco claros de um teste de isquemia (estresse). Em certos casos, a angiotomografia coronariana pode ser considerada apropriada para os pacientes que já sofreram ataques cardíacos, ou que tenham sido submetidos à colocação de stentcoronário ou à cirurgia de revascularização miocárdica. Existem inúmeras outras indicações possíveis para a angiotomografia coronariana, não hesite em perguntar para o seu médico.

Ecodopplercardiograma Transtorácico

O que é?

É uma técnica não invasiva, baseada na aplicação de ultrassons para o estudo da anatomia e função do coração. Por meio de equipamentos de ultrassons (ecocardiógrafos) e com a utilização de “sondas” (transdutores), que são encostadas no tórax, é possível visualizar as cavidades cardíacas, as estruturas valvulares e os fluxos do sangue no interior do coração. Esta tecnologia permite de forma simples e direta detectar e caracterizar as eventuais alterações cardiovasculares, para ajudar a decidir a melhor e mais adequada forma de tratamento.
Ecodopplercardiograma Stress Farmacológico

Ecocardiografia sob estresse farmacológico

A ecocardiografia ou ecocardiograma sob estresse farmacológico é um exame de ultrassom do coração, associado ao uso de medicamentos (dobutamina ou dipiridamol), que possibilitam visualizar a contração do coração em repouso e em esforço máximo, semelhante ao atingido durante o exame de esforço realizado em esteira ergométrica.

Pode ser associado ao contraste para estudos de perfusão miocárdica

Ecodopplercardiograma com Contraste em Repouso e Sob Stress

qualquer uma das projeções apicais). Sua utilização aumenta a acurácia na detecção de trombos intracavitários, no diagnóstico de alterações da mobilidade segmentar do ventrículo esquerdo, assim como aumenta a reprodutibilidade na estimativa dos volumes e da fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE).
Ecodopplercardiograma Transesofágico

Ecocardiografia transesofágica

A Ecocardiografia Transesofágica é um método ultrassonográfico realizado por meio da introdução de sonda no esôfago, após anestesia local da orofaringe (para evitar o reflexo de vômito). Permite, de forma complementar ao procedimento transtorácico, a obtenção de informações relevantes para o esclarecimento diagnóstico de alterações estruturais e/ou funcionais do coração.

Ressonância Magnética Cardíaca

A ressonância magnética (RM) é um método diagnóstico que produz imagens de alta qualidade e excelente resolução espacial. Além disso, pode diferenciar características específicas dos tecidos biológicos, através da maior ou menor quantidade de água, gordura ou da distribuição de um contraste de RM em um determinado tecido.

A RM cardíaca (RMC) utiliza a capacidade de caracterização tecidual, alta resolução espacial e, mais recentemente, a maior resolução temporal para fornecer informações adicionais de valor crucial para a decisão terapêutica na rotina cardiológica. Em algumas áreas diagnósticas dentro da cardiologia, como é o caso da doença arterial coronariana, a RMC tem-se destacado por uma evolução rápida e contínua na detecção e quantificação da isquemia miocárdica e da viabilidade miocárdica.