Oct 25, 2021   |  Manish Kumar, MD; Christina Al Malouf, MD; Craig J. Beavers, PharmD, FACC (Expert  Analysis)

O uso de betabloqueador após a fase inicial de tratamento de infarto agudo do miocárdio em pacientes sem outra indicação clínica para seu uso (por exemplo, angina, insuficiência cardíaca, arritmias cardíacas) foi associado a nenhum benefício cardiovascular de longo prazo em 3 anos de acompanhamento.

1. O uso de betabloqueadores (BB) nas síndromes coronarianas agudas (SCA), angina e insuficiência cardíaca (IC) com fração de ejeção reduzida (FE) está bem estabelecido. No entanto, na era da reperfusão com intervenções coronárias percutâneas (ICP), os benefícios de longo prazo do BB na doença arterial coronariana em pacientes sem sintomas de angina ou IC são desconhecidos.Os BB inibe a ligação da catecolamina aos receptores beta-1 e beta-2 presentes no miocárdio, reduzindo assim a frequência cardíaca, velocidade de condução e contratilidade. O infarto do miocárdio (IM) causa alta atividade simpática que pode ser atenuada pelo BB. Isso leva à redução da demanda de oxigênio, que por sua vez, protege contra arritmias cardíacas e alívio sintomático da angina.

2. A reperfusão miocárdica imediata após o IM também é um forte inibidor da atividade simpática. Portanto, o uso generalizado de BB de longo prazo após IM em pacientes completamente revascularizados sem angina residual ou disfunção do ventrículo esquerdo (VE) é debatido.

3. A maioria dos dados sobre os benefícios de longo prazo do BB provém de estudos feitos na era pré-ICP e antes do uso generalizado de antiplaquetas e estatinas e, portanto, extrapolar os resultados desses estudos para a prática atual apresenta limitações importantes.

4. O uso de BB em pacientes com IM sem supradesnivelamento do segmento ST (STEMI) com FE preservada é uma recomendação de classe IIa pelas diretrizes do American College of Cardiology (ACC) / American Heart Association (AHA) de 2014; no entanto, as diretrizes da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) omitem quaisquer recomendações e identificam isso como uma lacuna na evidência que necessita de investigação adicional.

5. As diretrizes de 2014 da AHA / ACC para o IAMCEST também afirmam que é razoável continuar a terapia com BB por mais de 3 anos em pacientes com função normal do VE e sem angina após SCA (IIa, B) .

6. O uso rotineiro de longo prazo de BB em pacientes após IAMCEST com FE preservada e sem angina é uma recomendação de classe Ib pelas diretrizes ACC / AHA de 2013 e uma recomendação de Classe IIa pelas diretrizes ESC 2017.

7. Holt et al. procurou investigar os benefícios cardiovasculares (CV) associados ao uso de BB em longo prazo em pacientes estáveis após IAM sem angina residual ou IC. Eles descobriram que o tratamento de longo prazo com BB superior a 3 meses em pacientes tratados de forma ideal para IM sem IC ou angina não estava associado à redução na morte CV, IM recorrente ou um desfecho composto de eventos.

8. Os idosos têm menor débito cardíaco, alta resistência vascular periférica, fluxo sanguíneo renal e taxa de filtração glomerular reduzidos e baixa atividade da renina plasmática em comparação com indivíduos mais jovens. Devido a essas alterações fisiológicas normais do envelhecimento, o BB pode exibir efeitos adversos mais pronunciados nesses pacientes e deve ser considerado quando aplicável.

9. Portanto, em idosos que são completamente revascularizados e não têm disfunção VE ou angina residual, a terapia com BB de longo prazo deve ser reavaliada após 3 meses, uma vez que esses medicamentos podem causar efeitos adversos sem benefícios apreciáveis a longo prazo.

10. Recomendamos uma abordagem individualizada para o uso de BB em idosos que têm insuficiência coronária de forma estável na ausência de IC, angina e nenhuma outra indicação clara para o uso de BB.

O manejo das doenças cardiovasculares, além das síndromes geriátricas coexistentes em pacientes idosos, é desafiador e geralmente leva à polifarmácia, que pode levar a erro de prescrição, efeitos adversos relacionados ao medicamento, interações medicamentosas e reinternações hospitalares. Em pacientes que são revascularizados de forma ideal e não apresentam sintomas de angina ou disfunção do VE, a interrupção do BB pode ser considerada para reduzir a carga de medicação e os efeitos adversos e melhorar a adesão aos medicamentos.

Palavras-chave: Doença arterial coronariana, intervenção coronária percutânea, síndrome coronariana aguda, Miocárdio reperfusão, ST elevação infarto do miocárdio, freqüência cardíaca, polifarmácia, Taxa de Filtração Glomerular, catecolaminas,infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, arritmias,envelhecimento, circulação renal, resistência vascular, cardiologia, preparações farmacêuticas, interações medicamentosas, adesão a medicamentos.