Informações e orientações para o paciente

O primeiro procedimento de TAVI no mundo foi realizado em 2002 na França pelo professor Alain Cribier. O procedimento se tornou um marco na história das cirurgias cardíacas, porque não requer abertura do tórax o que possibilitou, a partir de então, correções menos invasivas, em paciente de alto e muito alto risco cirúrgico. Esta é uma inovação sem precedentes no caso da Estenose Aórtica, que possui taxas de mortalidade de até 50% em dois anos em pacientes com sintomas se não forem tratados. O centro de Cardiologia do Hospital Madre Teresa orgulhosamente realizou o primeiro procedimento em 24 de junho de 2013. Hoje com mais de 400 procedimentos está entre os principais centros do Brasil a realizar este procedimento cirúrgico com altas taxas de sucesso.

Como é realizado o Procedimento

A substituição da válvula aórtica por cateter (TAVR ou TAVI) é um procedimento minimamente invasivo para substituir a válvula aórtica em pacientes com estenose aórtica grave. O TAVI é ​​menos invasivo do que a cirurgia cardíaca aberta e o procedimento geralmente leva de uma a duas horas. A equipe médica determinará se você deve receber um sedativo leve ou anestesia geral.

No início do procedimento, o médico fará um pequeno corte ou uma punção na virilha (1)  raramente, no pescoço (2) ou em um espaço entre as costelas (3). Em quese 100% dos casos o corte ou punção será realizado na virilha.

O médico guiará um tubo fino e flexível pela artéria da virilha, com a nova válvula cardíaca que vai ser colocada no lugar da  valva doente. Durante todo o procedimento, o médico verá imagens do seu coração.

A válvula cardíaca TAVR OU TAVI será colocada na válvula doente. Sua nova válvula funcionará imediatamente. Seu médico removerá o tubo e fechará a o corte na virilha.

Após o procedimento, você pode passar um dia ou mais na unidade de terapia intensiva (UTI) e 1  ou 2 dias no quarto. A maioria dos pacientes começa a andar um dia após o procedimento.

Antes de você sair do hospital, seu médico explicará quais tipos de atividades você pode realizar, se precisa tomar medicamentos e quando precisa fazer uma nova consulta.

Mantenha sempre o seu relatório da alta hospitalar e compartilhe o procedimento  com seus familiares e todos os membros de sua equipe de saúde, incluindo seu dentista. Se precisar de uma ressonância magnética, informe o médico que você tem uma válvula cardíaca TAVR ou TAVI.

O que esperar depois Sua cirurgia

A maioria dos pacientes relata que começa a se sentir melhor imediatamente, mas pode demorar um pouco mais para os outros. Muitos pacientes relatam benefícios como:

·       Ter mais energia

·       Ser capaz de fazer atividades cotidianas

·       Respirando normalmente

·       Sentindo menos dor

·       Sentindo-se menos ansioso

Consultas de Acompanhamento após a cirurgia.

Você será solicitado a retornar ao consultório para que sua válvula cardíaca seja verificada normalmente em 30 dias, 6 meses  e um ano ou quando necessário,conforme recomendado por seu médico.Se você tiver preocupações, desconforto ou alterações em sua saúde, avise seu médico imediatamente.

Benefícios e Riscos

Existem riscos associados ao procedimentos. Cada paciente é diferente e os riscos e benefícios potenciais são baseados no tratamento individual e nas condições de saúde. Fale com seu médico para obter mais informações sobre o que você pode esperar.

Você deve começar a se sentir melhor imediatamente. Isso ocorre porque sua válvula cardíaca agora está funcionando corretamente. Alguns pacientes podem demorar mais para se sentirem melhor.

A maioria dos pacientes sente menos dor e menos ansiedade. Eles podem se cuidar melhor e voltar às atividades cotidianas.

Quando Está Indicado o Procedimento

·       Pacientes com doença cardíaca devido a estenose (estreitamento grave do orifício) da  valva aórtica nativa.

·       Pacientes com estreitamento da válvula aórtica que apresentam alto risco ou risco extremo de complicações durante a cirurgia aberta (cirurgia de peito aberto).

·       Seu médico pode determinar sua categoria de risco com base em vários fatores, incluindo idade e outras condições médicas que podem tornar a cirurgia de peito aberto mais perigosa para você.

Quais são os Riscos do Procedimento Cirúrgico (TAVI)

A maioria dos procedimentos médicos apresenta riscos. Os riscos mais graves do procedimento TAVI são:

·       Morte

·       Derrame

·       Danos na artéria da virilha

·       Sangramento (um evento de sangramento que requer uma transfusão de sangue)

·       Necessidade de marcapasso permanente

A chance de um evento adverso do procedimento TAVI depende de muitos fatores, incluindo suas condições médicas associadas.

Palavras Chave: Estenose aórtica, Valva, Valva aórtica, TAVI, TAVR,Marca passo, Cardiologia Hospital Madre Teresa, TAVI ou TAVR em Belo  Horizonte, Cirurgia cardíaca em Belo Horizonte, www.cardiologiahmt.com.br