Uma mistura inexplicável de sintomas: onde a nefrologia, a neurologia e a cardiologia colidem

Authors: Derralynn Hughes, MA, Dphil, FRCP, FRCPath

A doença de Fabry é uma doença genética rara que pode afetar muitas partes do corpo, incluindo rins, coração e pele. Doença de Fabry, faz parte de um grupo de condições conhecidas como doenças de armazenamento lisossomal, que resulta da atividade deficiente da glicohidrolase a-galactosidase A lisossomal (a-Gal A). A mutação genética que causa esta doença interfere na função de uma enzima que processa biomoléculas conhecidas como esfingolipídios, o que leva a um acúmulo nas paredes dos vasos sanguíneos em vários órgãos do corpo, como pele, rins, coração e cérebro .

SINAIS E SINTOMAS DE DOENÇA DE FABRY

A tríade clássica de sintomas da doença de Fabry é dor inexplicável, anormalidades na sudorese (hipoidrose ou
anidrose) e distúrbios gastrointestinais (GI), como dor abdominal, cólicas e diarreia. Uma pesquisa recente de
resultados mostrou que os sinais e sintomas comuns incluindo acroparaestesia, crises de dor, angioqueratoma e
manifestações gastrointestinais – estavam presentes em frequências semelhantes em pacientes do sexo masculino e feminino. Os sintomas são tipicamente experimentados pela primeira vez na primeira infância, em meninos,
geralmente começando antes dos 10 anos de idade. A falta de características clínicas específicas e a raridade do
distúrbio podem tornar o diagnóstico um desafio. Um paciente que se apresenta com dor inexplicável, hipoidrose e
distúrbio gastrointestinal deve levar os médicos a investigar a doença de Fabry. As manifestações da doença aumentam em número e gravidade à medida que os pacientes envelhecem. Na doença de Fabry de início tardio, o acúmulo de globotriaosilceramida (Gb3) está presente antes dos sinais e sintomas típicos. Como esses pacientes – que geralmente não são diagnosticados até os 40 a 50 anos de idade – não apresentam os sintomas clássicos, eles freqüentemente desenvolvem doenças cardíacas ou insuficiência renal. A detecção e o tratamento precoces são cruciais para prevenir danos irreversíveis.

DIAGNÓSTICO DA DOENÇA DE FABRY

Em homens com o fenótipo clássico da doença de Fabry, um diagnóstico pode ser feito avaliando os níveis de ensaio enzimático para medir a atividade da alfa-galactosidase. Um ensaio enzimático não é confiável para diagnosticar a doença em mulheres devido à natureza aleatória da inativação do X; em mulheres, os níveis séricos de LysoGb3 podem ser usados para identificar heterozigotos que requerem avaliação adicional.

OBJETIVOS D0 TRATAMENTO

Os tratamentos disponíveis para a doença de Fabry incluem terapias que reduzem o risco de danos aos órgãos e
aqueles que melhoram os sintomas e a expectativa de vida se o dano ao órgão já ocorreu.

O tratamento para Fabry deve ter como objetivo:
• Substituir a atividade enzimática
• Corrigir defeito metabólico
• Patologia reversa
• Melhorar a função
• Melhorar a qualidade de vida
• Aumentar a expectativa de vida

CONCLUSÃO

A doença seca é um distúrbio de armazenamento lisossomal multissistêmico raro, ligado ao X, que normalmente
começa na infância e piora com o tempo. O diagnóstico e tratamento / gestão precoces são essenciais para reduzir os danos e a morbidade dos órgãos e para prevenir a mortalidade precoce.