Introdução

A Diretriz de 2022 do American College of Cardiology/American Heart Association para o Diagnóstico e Tratamento da Doença Aórtica (ACC/AHA Aortic Disease Guideline) fornece orientação para os médicos sobre “diagnóstico, avaliação genética e triagem familiar, terapia médica, tratamento endovascular e cirúrgico, e vigilância a longo prazo de pacientes com doença aórtica.

A divulgação das Diretrizes do American College of Cardiology (ACC) é um esforço de toda a organização supervisionado pelo Comitê de Supervisão do Conjunto de Soluções do ACC. Um objetivo do Comitê de Supervisão do Conjunto de Soluções é garantir que o conteúdo da diretriz seja integrado em todas as políticas clínicas, educação, registro, associação e esforços de defesa do ACC. As ferramentas clínicas apresentadas aqui fazem parte de uma estratégia de disseminação mais ampla do ACC para facilitar a implementação de mudanças importantes na prática.

Três das 10 principais mensagens para levar para casa da diretriz de doença aórtica ACC/AHA são selecionadas aqui para fornecer uma estrutura para a disseminação inicial. As 3 mensagens selecionadas são focadas em imagens , limiares cirúrgicos e triagem familiar.

As 10 principais mensagens para levar para casa a seguir foram retiradas diretamente da Diretriz de Doença Aórtica ACC/AHA.As mensagens em negrito foram selecionadas como temas-chave para esta Diretriz resumida porque são mudanças nas recomendações de diretrizes anteriores e abordam lacunas de prática.

1. Como os resultados para pacientes com doença aórtica são aprimorados em programas com volumes mais altos, profissionais experientes e amplos recursos de gerenciamento, o cuidado da Equipe Aórtica Multidisciplinar é considerado para determinar o momento apropriado da intervenção.
  2. A tomada de decisão compartilhada envolvendo o paciente e uma equipe multidisciplinar é altamente incentivada para determinar as terapias médicas, endovasculares e cirúrgicas abertas. Em pacientes com doença aórtica que estão pensando em engravidar ou que estão grávidas, a tomada de decisão compartilhada é especialmente importante quando se considera os riscos cardiovasculares da gravidez, os limites de diâmetro para cirurgia profilática da aorta e o tipo de parto.
  3. A tomografia computadorizada, a ressonância magnética e a imagem ecocardiográfica de pacientes com doença aórtica devem seguir as abordagens recomendadas para aquisição de imagem, medição e relatório de dimensões aórticas relevantes e a frequência de vigilância antes e após a intervenção.
  4. Em centros com Equipes Aórticas Multidisciplinares e cirurgiões experientes, o limiar para intervenção cirúrgica para aneurismas esporádicos da raiz da aorta e da aorta ascendente foi reduzido de 5,5 para 5,0 cm em pacientes selecionados e ainda menor em cenários específicos entre pacientes com aneurismas hereditários da aorta torácica.
  1. Em pacientes que são significativamente menores ou mais altos que a média, os limiares cirúrgicos podem incorporar a indexação da raiz da aorta ou diâmetro da aorta ascendente para a área ou altura da superfície corporal do paciente, ou área transversal da aorta para a altura do paciente.
  2. O crescimento rápido do diemetro da raiz aórtica ou crescimento de aneurisma da aorta ascendente, a indicação para intervenção, é definido como ≥0,5 cm em 1 ano ou ≥0,3 cm/ano em 2 anos consecutivos para aqueles com aneurismas esporádicos e ≥0,3 cm em 1 ano para aqueles com doença hereditáriada aorta torácica ou valva aórtica bicúspide.
  3. Em pacientes que necessitam substituição da raiz aórtica, a substituição da raiz aórtica conservando a válvula aórtica é razoável se a válvula for adequada para reparo e quando realizada por cirurgiões experientes em uma Equipe Multidisciplinar.
  4. Pacientes com dissecção aguda aórtica tipo A , se clinicamente estáveis, devem ser considerados para transferência para um centro ewspecializado. O reparo operatório da dissecção aórtica tipo A deve envolver pelo menos uma anastomose distal aberta, em vez de apenas um enxerto de interposição supracoronária simples.
  5. Há um papel crescente para o tratamento endovascular no manejo da dissecção aórtica tipo B não complicada. Ensaios clínicos de reparo de aneurismas da aorta toracoabdominal com endopróteses estão relatando resultados que sugerem que o reparo endovascular é uma opção para pacientes com anatomia adequada.
  6. Em pacientes com aneurismas da raiz da aorta ou da aorta ascendente, ou naqueles com dissecção aórtica, recomenda-se a triagem de parentes de primeiro grau com exames de imagem da aorta.

John P. Erwin , on behalf of the ACC Solution Set Oversight Committee,
Morgane Cibotti-Sun , and MaryAnne Elma
J Am Coll Cardiol. Nov 02, 2022. Epublished DOI: 10.1016/j.jacc.2022.10.001

Palavras-chave: Aneurisma Aórtico, Aneurisma Aórtico, Torácico, Ruptura Aórtica, Valva Aórtica, Doença da Valva Aórtica, Estenose da Valva Aórtica, Doenças da Valva Cardíaca, Aortite, Doenças Arteriais Oclusivas, Doença da Valva Aórtica Bicúspide, Diagnóstico por Imagem, Angiografia por Ressonância Magnética, Ressonância Magnética, Intervencional, Ressonância Magnética, Diretrizes Práticas, Tomografia.