Diretriz para o Tratamento de Pacientes com Doença Coronariana Crônica

. J Am Coll Cardiol 2023;Jul 20:[Epub ahead of print]. Virani SS, Newby LK, Arnold SV, et al.

A Diretriz Multisociedade da American Heart Association (AHA)/American College of Cardiology (ACC) para o Tratamento de Pacientes com Doença Coronariana Crônica (Diretriz Multisociedade de Doença Coronariana Crônica da AHA/ACC) fornece orientação para o tratamento de pacientes com doença coronariana crônica. A diretriz reconhece uma mudança na terminologia de “doença cardíaca isquêmica estável” para “doença coronariana crônica”. Essa mudança reflete a continuidade dos cuidados em pacientes com doença arterial coronariana de aguda para crônica e reflete a mudança feita recentemente pela European Society of Cardiology (ESC). As recomendações centram-se na gestão de doenças crónicas em que a equipa de cuidados interage com um paciente várias vezes durante um longo período. A cada interação médico-paciente, é particularmente importante que a equipe assistencial reavalie os medicamentos devido às mudanças na duração da terapia para o manejo da doença coronariana crônica.

A disseminação da diretriz do ACC é um esforço de toda a organização supervisionado pelo Comitê de Supervisão do Conjunto de Soluções, cujo objetivo é garantir que o conteúdo da diretriz seja integrado em toda a política clínica, educação, registro, associação.As ferramentas clínicas apresentadas aqui fazem parte de uma estratégia de disseminação mais ampla do ACC para facilitar a implementação de mudanças importantes na prática.

A seguir estão as principais perspectivas de uma diretriz multissociedade de 2023 para o tratamento de pacientes com doença coronariana crônica (DCC):

1.A diretriz de DCC enfatiza o cuidado baseado em equipe e centrado no paciente, que considera os determinantes sociais da saúde junto com os custos associados, ao mesmo tempo em que incorpora a tomada de decisão compartilhada.

2.A modificação do estilo de vida e terapias não farmacológicas, incluindo hábitos alimentares saudáveis ​​e exercícios, são recomendadas para todos os pacientes com DCC.

3.Pacientes com DCC sem contra-indicações são encorajados a participar de atividades físicas habituais, incluindo atividades para reduzir o tempo sentado e aumentar o exercício aeróbico e de resistência.

4.A reabilitação cardíaca para pacientes elegíveis oferece benefícios cardiovasculares significativos, incluindo redução de morbidade e de mortalidade.

5.O uso de inibidores do cotransportador de sódio e glicose (SGLT2) e agonistas do receptor do peptídeo (GLP1) são recomendados para grupos selecionados de pacientes com DCC, incluindo grupos sem diabetes.

6.A terapia betabloqueador de longo prazo não é recomendada para melhorar os resultados em pacientes com DCC na ausência de infarto do miocárdio no último ano, fração de ejeção ventricular esquerda ≤50% ou outra indicação primária para terapia betabloqueadora.

7.Um bloqueador do canal de cálcio ou betabloqueador é recomendado como terapia antianginosa de primeira linha.

8.As estatinas continuam sendo a medicação de primeira linha para redução de lipídios em pacientes com DCC. Várias terapias adjuvantes (por exemplo, ezetimiba, inibidores da proproteína convertase subtilisina/kexina tipo [PCSK9], inclisiran, ácido bempedoico) podem ser usadas em populações selecionadas, embora os dados de resultados clínicos ainda não estejam disponíveis para novos agentes, como inclisiran e ácido bempedoico.

9.Duração mais curta de terapia antiplaquetária dupla são seguras e eficazes em muitas circunstâncias, particularmente quando o risco de sangramento é alto e o risco isquêmico não é alto.

10.O uso de suplementos dietéticos ou não prescritos, incluindo óleo de peixe e ácidos graxos ômega-3 ou vitaminas, não está recomendado para pacientes com DCC devido à falta de benefício na redução de eventos cardiovasculares.

11.Testes anatômicos ou isquêmicos periódicos de rotina sem alteração do estado clínico ou funcional não são recomendados para estratificação de risco ou para orientar a tomada de decisões terapêuticas em pacientes com DCC.

12.Embora aumentem a probabilidade de cessação bem-sucedida do tabagismo, devido à falta de dados de segurança a longo prazo e aos riscos do uso prolongado, os cigarros eletrônicos não são recomendados como terapia de primeira linha.

13.Em pacientes com DCC e angina limitadora do estilo de vida, apesar do manejo e terapia orientada por diretrizes e com estenoses arteriais coronarianas significativas passíveis de revascularização, a revascularização é recomendada para melhorar os sintomas.

14.Em pacientes com DCC que necessitam de revascularização multiarterial com DAC (doença arterial,coronária) complexa e difusa (por exemplo, escore SYNTAX > 33), é razoável escolher a revascularização do miocárdio em vez da intervenção coronária percutânea com finalifade de melhorar a sobrevida.

Palavras-chave: Antagonistas beta adrenérgicos, Angina de peito, Bloqueadores dos canais de cálcio, Bypass da artéria coronária, Reabilitação cardíaca, Doença crônica, Doença da artéria coronária, Estenose coronária, Diabetes Mellitus,Sistemas eletrônicos de administração de nicotina, Exercício, Receptor do peptídeo semelhante ao glucagon-1, Inibidores da hidroximetilglutaril-CoA redutase, Estilo de vida, Infarto do miocárdio, Isquemia, Revascularização do Miocárdio, Equipe de Atendimento ao Paciente, proteína PCSK9, Agregação Plaquetária, Prevenção Secundária, Inibidores do Transportador de Sódio-Glucose 2.