A seguir estão os pontos-chave a serem lembrados de uma revisão de última geração sobre a patogênese e o manejo do aneurisma da aorta abdominal (AAA):

1. Caucasianos têm maior prevalência de AAA em comparação com raças negras e asiáticas, embora a desigualdade racial no acesso e triagem de cuidados de saúde possa limitar a prevalência relatada.

2. Idade avançada, sexo masculino, hipertensão, tabagismo > 10 maços/ano, diabetes, doença arterial coronariana, doença vascular periférica, história familiar de AAA, homens com baixo nível de testosterona sérica e mulheres com menopausa prematura têm risco aumentado de AAA.

3. Atualmente pacientes assintomáticos, pequenos aneurismas (30-50 mm em mulheres e 30-55 mm em homens) são controlados por vigilância com imagem e a recomendação de reparo cirúrgico em aneurismas maiores, sintomáticos ou rotos. Isso é apoiado por estudos randomizados controlados sugerindo que o reparo cirúrgico aberto eletivo precoce de AAA 40-55 mm assintomático não reduz a mortalidade.

4. Nenhum grande estudo randomizado controlado por placebo usando antibióticos, hipotensores, anti-inflamatórios, imunossupressores, antiplaquetários, antitrombóticos ou drogas modificadoras de lipídios mostrou evidências convincentes de desaceleração significativa do crescimento de AAA ou do risco de ruptura.

5. Alguns grandes estudos observacionais sugerem que a redução da pressão arterial usando inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) pode reduzir o risco de ruptura do aneurisma. No entanto, entre as coortes com AAA pequeno, não houve evidência de que nem a ECA nem os bloqueadores dos receptores de angiotensina (BRAs) limitassem o crescimento progressivo de AAA.

6. Embora alguns estudos em animais e pequenos estudos em humanos tenham constatado que as drogas antiplaquetárias podem reduzir significativamente o diâmetro estabelecido do AAA, o efeito na ruptura do aneurisma não foi significativo.

7. Apesar de um estudo controlado por placebo testando o fenofibrato no manejo da estabilização do AAA, grandes estudos prospectivos descobriram que as drogas modificadoras de lipídios não limitaram significativamente o crescimento ou ruptura do AAA, nem reduziram a inflamação aórtica ou as concentrações da parede.

8. Uma grande meta-análise descobriu que os pacientes diabéticos tratados com metformina versus aqueles que não fizeram uso desta medicação documentou redução significativa no crescimento do aneurisma e uma redução de 40% no risco de cirurgia ou ruptura do AAA.

9. No entanto, a heterogeneidade dos estudos observacionais na metanálise limita o nível de evidência de certeza para o manejo geral do AAA.

10. Os fatores de risco e os mecanismos para o crescimento e ruptura de AAA diferem, de modo que os potenciais efeitos favoráveis ​​de uma droga com base em pequenos animais ou estudos em humanos não podem ser generalizados para uma população diversificada maior até que estudos maiores controlados por placebo sejam evidentes.

Palavras-chave: Aneurisma, Ruptura, Ruptura da Aorta, Antagonistas dos Receptores da Angiotensina, Inibidores da Enzima Conversora da Angiotensina, Aneurisma da Aorta, Abdominal, Pressão Arterial, Procedimentos Cirúrgicos Cardíacos, Doença Arterial Coronária, Diabetes Mellitus, Fenofibrato, Agentes Fibrinolíticos, Hipertensão, Imunossupressão, Inflamação, Lipídios , Menopausa, Metformina, Equipe de Atendimento ao Paciente, Doenças Vasculares Periféricas, Inibidores da Agregação Plaquetária, Fatores de Risco, Prevenção Secundária, Tabagismo, Testosterona, Doenças Vasculares

European Heart Journal, Volume 44, Issue 29, 1 August 2023, Pages 2682–2697, https://doi.org/10.1093/eurheartj/ehad386

Golledge J, Thanigaimani S, Powell JT, Tsao PS.