Revisão da Semana pelo JACC. George Ntaios

A seguir, os pontos-chave a serem lembrados nesta revisão sobre acidente vascular cerebral embólico de fonte indeterminada (AVCEFI).

1.Cerca de 17% dos pacientes com AVC isquêmico têm causa indeterminada (isto é, AVC manifestando-se com infartos> 1,5 cm [infartos não-lacunares]) sem uma etiologia conhecida, como doença carotídea, fibrilação atrial, endocardite infecciosa, uso de drogas etc.

2. A taxa de AVC recorrente após AVCEFI pode chegar a 5% ao ano.

3. Com base em dados observacionais, a fibrilação atrial paroxística não diagnósticada não pode ser considerada a principal causa de (AVCEFI).

4. Dois grandes ensaios clínicos randomizados, NAVIGATE (Rivaroxaban Versus Aspirin na prevenção secundária de acidente vascular cerebral e prevenção de embolia sistêmica em pacientes com acidente vascular cerebral embólico recente de fonte indeterminada) e RE-SPECT (Dabigatran Etexilate para prevenção secundária de acidente vascular cerebral em pacientes com acidente vascular cerebral embólico indeterminado), testou se a anticoagulação empírica com Rivaroxaban ou Dabigatran, respectivamente, reduziria o risco de acidente vascular cerebral recorrente em pacientes com (AVCEFI) quando comparado à Aspirina. Esses estudos descobriram que a anticoagulação empírica não estava associada a taxas mais baixas de recorrência de acidente vascular cerebral do que a aspirina. Na prática, esses estudos reduziram o entusiasmo do uso de anticoagulação empírica no AVC não-lacunar e no AVC recorrente criptogênico.

5. Uma possível razão pela qual NAVIGATE e RE-SPECT foram negativos é a heterogeneidade da etiologia do AVC, incluindo etiologias que podem não responder bem à anticoagulação, como doença dos vasos ateroscleróticos (do arco aórtico, artérias carótidas e vertebrais e / ou vasos intracranianos). Os autores propõem um estudo controlado randomizado para testar a hipótese de que a combinação de anticoagulação oral em baixas doses e aspirina possa diminuir o risco de recorrência de acidente vascular cerebral em pacientes com (AVCEFI) e doença dos vasos ateroscleróticos.

6. Os trombos podem se formar em um átrio esquerdo doente, mesmo na ausência de fibrilação atrial, e levar a acidente vascular cerebral embólico. O estudo em andamento do ARCADIA (Cardiopatia AtRial e Drogas Antitrombóticas na Prevenção após AVC Criptogênico) testará se os pacientes com (AVCEFI) com cardiopatia atrial têm menos recorrência de acidente vascular cerebral com apixaban versus aspirina.

Palavras-chave: Anticoagulantes, aspirina, aterosclerose, fibrilação atrial, isquemia cerebral, embolia, endocardite, agentes fibrinolíticos, infarto, isquemia miocárdica, prevenção secundária, acidente vascular cerebral, trombose, doenças vasculares.