Quais pacientes com estenose aórtica devem ser encaminhados para cirurgia em vez de implante de válvula aórtica transcateter?

Windecker S, Okuno T, Unbehaun A, Mac M, Kapadia S, Falk V.

European Heart Journal, ehac105, https://doi.org/10.1093/eurheartj/ehac105

A seguir estão os principais pontos a serem lembrados desta revisão de última geração sobre as considerações para a terapia de substituição da valva aórtica:

1. O implante de válvula aórtica transcateter (TAVI) amadureceu em uma opção de tratamento de base aceita para pacientes com estenose da válvula aórtica (EA) grave sintomática em todo o espectro de risco.

2. Os avanços no tratamento intervencionista da EA têm levantado a questão de quais pacientes com EA grave ainda devem ser encaminhados para cirurgia aberta.

3. A miríade de permutações clínicas não permite fornecer uma estratégia de tratamento única e uniforme para todos os pacientes.

4. Em vez disso, o advento do TAVI, juntamente com a substituição cirúrgica da válvula aórtica (SAVR) estabelecida, reforça fundamentalmente o papel da equipe cardíaca multidisciplinar para recomendações de tomada de decisão.

5. O envolvimento do paciente informado expressando preferências de tratamento é crucial para um processo compartilhado de tomada de decisão.

6. Em geral, a SAVR é ​​preferida em pacientes com calcificação excessiva na zona de implantação do dispositivo, pois os folhetos calcificados podem ser ressecados com segurança e qualquer extensão de cálcio no anel e na via de saída do ventrículo esquerdo pode ser completamente desbridada.

7. Além disso, o risco de novos distúrbios de condução é uma consideração importante para a seleção do tratamento em pacientes com alto risco de distúrbios de condução, e SAVR surge como a opção preferida, particularmente em pacientes jovens com longa expectativa de vida.

8. TAVI com dispositivos contemporâneos parece ser seguro e eficaz para pacientes idosos com valva bicúspide; no entanto, SAVR deve permanecer a principal opção de tratamento para EA bicúspide em pacientes jovens e independente da idade quando a morfologia da valva aórtica bicúspide é desfavorável ou coexiste aortopatia significativa.

9. Os dados de durabilidade da válvula ainda não são conclusivos para a tomada de decisão entre TAVI e SAVR, mas precisam ser considerados para a tomada de decisão entre biopróteses e próteses mecânicas (ou o procedimento de Ross) em pacientes mais jovens ≤65 anos de idade.

10. Finalmente, fatores anatômicos e clínicos, incertezas remanescentes relacionadas ao TAVI e SAVR e estratégias de gerenciamento da vida agora ocupam o centro do processo de tomada de decisão e a equipe cardíaca multidisciplinar desempenha um papel decisivo para fornecer uma recomendação de tratamento ideal em uma tomada de decisão compartilhada individualizada e para definir a sequência de intervenções ao longo da vida.

Windecker S, Okuno T, Unbehaun A, Mac M, Kapadia S, Falk V.

European Heart Journal, ehac105, https://doi.org/10.1093/eurheartj/ehac105

Palavras-chave: Estenose da Valva Aórtica, Doença da Valva Aórtica Bicúspide, Bioprótese, Procedimentos Cirúrgicos Cardíacos, Cardiopatias, Congênitas, Valvopatias, Prótese Valvar Cardíaca, Implante de Prótese Valvular Cardíaca.