JAMA. 2022;327(16):1577-1584. doi:10.1001/jama.2022.4983

A doença cardiovascular (DCV) é a principal causa de mortalidade nos EUA, sendo responsável por mais de 1 em cada 4 mortes. A cada ano, cerca de 605.000 pessoas nos EUA têm um primeiro infarto do miocárdio e cerca de 610.000 sofrem um primeiro acidente vascular cerebral.

A seguir estão os principais pontos a serem lembrados deste editorial sobre o relatório da US Preventive Services Task Force (USPSTF) sobre aspirina para prevenção primária:

1.A terapia com aspirina pode oferecer benefício para alguns pacientes, enquanto a relação risco-benefício pode não ser favorável para outros.

1. Os primeiros ensaios com uso de aspirina na prevenção primária mostraram inicialmente benefícios para grandes populações de pacientes. Isso inclui uma redução no risco de infarto do miocárdio no Physicians’ Health Study. Estudos subsequentes, incluindo o Women’s Health Study, não encontraram redução nas principais doenças cardiovasculares (DCV) com o uso de aspirina na prevenção primária. No entanto, houve uma redução no risco de acidente vascular cerebral no Women’s Health Study.
  2. Ensaios iniciais de uso de aspirina na prevenção primária encontraram pequenos aumentos absolutos no risco de sangramento maior.
  3. Várias diretrizes e documentos de orientação, incluindo o USPSTF de 2016, recomendaram o uso de aspirina de prevenção primária para pacientes com idade entre 50-59 anos com risco elevado de DCV.A USPSTF de 2016 recomendou a tomada de decisão individual para pacientes com idade entre 60-69 anos com risco cardiovascular elevado e sem história de sangramento e não fez recomendação para pacientes com idade <50 ou >69 anos devido à falta de evidências.
  4. Nos últimos 30 anos, grandes esforços na oprevenção de doenças cardiovasculares tiveram grande impacto na saúde pública. Estes incluem o aumento do uso de medicamentos com estatinas e medicamentos anti-hipertensivos, juntamente com reduções no uso de tabaco.
  5. Em 2018, foram publicados três ensaios para prevenção primária com aspirina. Primeiro, o estudo ASPREE descobriu que entre pacientes idosos saudáveis (com idade ≥ 65 anos), o uso de aspirina em baixa dose diária foi associado ao aumento do risco de mortalidade (5,9% vs. 5,2% para placebo em mediana de 4,7 anos) e mortalidade por câncer ( 3,1% vs. 2,3%). Houve taxas semelhantes de sangramento maior (0,3% em ambos os grupos). Em segundo lugar, o estudo ASCEND em pacientes com diabetes descobriu que o uso diário de aspirina em baixas doses reduziu o risco de eventos cardiovasculares (8,5% vs. 9,6%, média de 7,4 anos de acompanhamento), mas ocorreu aumento do risco de sangramento maior (4,1 % vs. 3,2%). Terceiro, o estudo ARRIVE de adultos de meia-idade e idosos com risco intermediário para doença cardiovascular aterosclerótica (ASCVD) sem diabetes encontrou uma redução não significativa nos eventos de ASCVD (4,29% vs. 4,48%, mediana de 5 anos de acompanhamento), mas uma duplicação de sangramento gastrointestinal (0,97% vs. 0,46%).
  6. Ao revisar os três principais ensaios publicados em 2018, as taxas de medicamentos anti-hipertensivos e estatinas foram bastante altas, enquanto o uso de tabaco foi relativamente baixo. Como tal, pode haver menos oportunidade para a aspirina de prevenção primária demonstrar benefício devido a um melhor controle dos fatores de risco.
  7. No estudo TIPS-3 mais recente (2020), pacientes com risco elevado de para doenças cardiovasculares foram randomizados para receber aspirina ou placebo, além de uma polipílula contendo estatina e medicamentos anti-hipertensivos. Houve baixo uso inicial desses dois medicamentos. Este estudo encontrou uma redução significativa nos eventos de DCV (4,1% vs. 5,8% em média de 4,6 anos) entre os pacientes randomizados para receber aspirina.
  8. Em 2019, o American College of Cardiology (ACC)/American Heart Association (AHA)/diretrizes multiespecialidades recomendaram que a aspirina fosse um medicamento de classe III (dano) para prevenção primária em pacientes com idade ≥70 anos. Também reduziram a força de recomendação (classe IIb) para uso em pacientes de 40 a 70 anos com foco na tomada de decisão individual.
  9. A recomendação 2021-2022 da USPSTF mudou sua recomendação para o uso de aspirina na prevenção primária. Especificamente, recomenda a tomada de decisão individual para pacientes com idade entre 40-59 anos com risco aumentado de DCV e desencoraja o uso para pacientes com idade ≥60 anos.

Palavras-chave: Anti-hipertensivos, Aspirina, Aterosclerose, Doenças Cardiovasculares, Diabetes Mellitus, Hemorragia Gastrointestinal, Geriatria, Fatores de Risco para Doenças Cardíacas, Hemorragia, Infarto do Miocárdio, Neoplasias, Prevenção Primária, Saúde Pública, Avaliação de Risco, Fatores de Risco, AVC, uso de tabaco