Triagem para estenose da artéria carótida assintomática Declaração de recomendação da força-tarefa de serviços preventivos dos EUA

Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA – Declaração de recomendação – 2 de fevereiro de 2021

JAMA. 2021;325(5):476-481. doi:10.1001/jama.2020.26988

A estenose da artéria carótida é uma doença aterosclerótica que afeta as artérias carótidas extracranianas. A estenose assintomática da artéria carótida refere-se à estenose em pessoas sem história de acidente vascular cerebral isquêmico, ataque isquêmico transitório ou outros sintomas neurológicos relacionados às artérias carótidas. A prevalência de estenose da artéria carótida assintomática é baixa na população em geral, mas aumenta com a idade.

A seguir estão os pontos-chave a serem lembrados da declaração de recomendação da Força Tarefa de Serviços Preventivos dos Estados Unidos (USPSTF) sobre o rastreamento de estenose da artéria carótida assintomática:

1. A USPSTF recomendou em 2014 contra o rastreamento de estenose da artéria carótida assintomática na população adulta em geral. Eles reafirmam de novo  o mesmo ponto de vista nesta recomendação atualizada de 2021, dada a certeza moderada de que os malefícios da triagem superam os benefícios.

2. A estenose da artéria carótida é a doença aterosclerótica que afeta as artérias carótidas extracranianas. Embora seja um fator de risco para AVC e marcador de risco aumentado de infarto do miocárdio, causa uma proporção relativamente pequena de AVC nos Estados Unidos.

3. A recomendação se aplica a adultos sem história de acidente vascular cerebral ou sinais ou sintomas neurológicos de ataque isquêmico transitório.

4. Existem evidências adequadas de que a ultrassonografia duplex tem um perfil de sensibilidade e especificidade razoável para detectar estenose da artéria carótida clinicamente relevante. No entanto, pode produzir resultados falso-positivos quando usado para triagem da população em geral.

5. A ausculta do pescoço para sopros carotídeos tem baixa precisão para detectar estenose da artéria carótida clinicamente relevante.

6. Há evidência direta inadequada de que a triagem para estenose da artéria carótida assintomática reduz os resultados adversos à saúde (por exemplo, acidente vascular cerebral, mortalidade). Além disso, há evidências de que o tratamento de pacientes assintomáticos com procedimentos cirúrgicos ou baseados em cateter oferece nenhum benefício ou benefécio pequeno na redução de resultados adversos para a saúde em comparação com a terapia médica atual.

7. Há evidências diretas inadequadas de que o rastreamento da estenose da artéria carótida assintomática pode causar danos. No entanto, existem danos conhecidos associados aos testes e intervenções de confirmação (por exemplo, tomografia computadorizada, imagem por ressonância magnética e angiografia invasiva).

8. A magnitude geral dos danos tanto para o rastreamento quanto para o tratamento na estenose da artéria carótida assintomática é de pequena a moderada, de acordo com a avaliação da USPSTF.

9. Esta recomendação está alinhada com outras recomendações da sociedade, incluindo a recomendação da American Heart Association / American Stroke Association 2014. No entanto, a Society Vascular Surgery e outras sociedades profissionais sugerem que se considere o rastreamento em pacientes com múltiplos fatores de risco ou doença cardiovascular conhecida (incluindo doença arterial periférica).

Palavras-chave: Angiografia, Aterosclerose, Auscultação, Procedimentos Cirúrgicos Cardíacos, Artérias Carótidas, Estenose Carotídea, Diagnóstico por Imagem, Ataque Isquêmico, Transitório, Imagem por Ressonância Magnética, Infarto do Miocárdio, Avaliação de Resultados (Cuidados de Saúde), Doença Arterial Periférica, Fatores de Risco, Prevenção Secundária, AVC, tomografia, ultrassonografia, doenças vasculares.