A seguir descrevemos aqui as principais perspectivas desta revisão de última geração sobre o manejo da terapia antitrombótica em pacientes com fibrilação atrial (FA) submetidos à intervenção coronária percutânea (ICP).

1. A maioria dos pacientes com FA e fatores de risco para AVC necessitam de anticoagulação oral (ACO) para diminuir o risco de acidente vascular cerebral ou embolia sistêmica. Isto é agora melhor conseguido usando anticoagulantes orais diretos (DOACs) devido a taxas mais baixas de hemorragia intracraniana, em comparação com antagonistas da vitamina K.

2. Aproximadamente 5-10% dos pacientes submetidos a ICP apresentam comorbidade
de FA, o que dificulta as decisões terapêuticas antitrombóticas. Embora as diretrizes
recomendem a terapia antiplaquetária dupla (DAPT) para pacientes após a ICP, isso em
combinação com a terapia DOACs coloca os pacientes com alto risco de complicações
hemorrágicas.

3. Diversos estudos randomizados demonstraram que um regime de DOAC associado a um único antiagregante plaquetário (geralmente clopidogrel) oferece melhor segurança do que um regime terapêutico triplo.

4. Para pacientes submetidos à ICP com comorbidade de FA, estratégias como acesso radial e um breve washout de anticoagulação antes da ICP podem ser consideradas para ajudar a reduzir o risco de sangramento relacionado ao procedimento. Stents eluidores de drogas de nova geração também são preferíveis, pois requerem ciclos mais curtos de terapia antiplaquetária e estão associados a menor risco de trombose de stent.

5. Para pacientes submetidos a ICP com comorbidade de FA, o uso de DOACs é preferível aos AVKs. DOACs devem ser prescritos em doses de prevenção de acidente vascular cerebral (por exemplo, apixabana 5 mg BID) ou doses especificamente testadas em testes randomizados. Por exemplo, rivaroxabana 15 mg por dia. A redução da dose com dabigatrana (110 mg duas vezes por dia) pode ser considerada em pacientes com maior risco de sangramento.

6. O uso de terapia antitrombótica tripla (OAC mais DAPT) deve ser limitada na duração, tanto quanto possível. Em muitos casos, isso pode ser limitado apenas ao período peri-PCI. Pacientes com alto risco trombótico podem ser considerados por até 1 mês.

7. Ao combinar OAC e terapia antiplaquetária, o uso de aspirina em baixas doses (81-100 mg) é o preferido. O uso de clopidogrel também é preferível a outros medicamentos inibidores do P2Y12.

8. A maioria dos pacientes com FA submetidos à ICP pode interromper a terapia antiplaquetária 12 meses após a colocação do stent. Devem continuar na terapia de OAC a longo prazo.

Palavras Chave Síndrome Coronariana Aguda, Anticoagulantes, Aspirina, Fibrilação Atrial, Stents Farmacológicos, Embolia, Fibrinolíticos, Hemorragias Intracranianas, Intervenção Coronária Percutânea, Inibidores da Agregação de Plaquetas, Prevenção Primária, Fatores de Risco, Acidente Vascular Cerebral, Trombose, Doenças Vasculares, Vitamina K, Varfarina.

Referência: Journal of the American College of Cardiology. Volume 74, Issue 1, July 2019 DOI: 10.1016/j.jacc.2019.05.016