Qual é a resposta e o papel do anticorpo na transmissão de imunidade natural após a infecção por SARS-CoV-2?

Ann Intern Med 2021; 16 de março.

Qaseem A, Yost J, Etxeandia-Ikobaltzeta I, et al.

A seguir estão os pontos-chave a serem lembrados sobre a resposta do anticorpo e o papel em conferir imunidade natural após infecção por síndrome respiratória aguda grave por coronavírus 2 (SARS-CoV-2):

1.O Comitê de Política Médica Científica desenvolveu estes pontos de prática para resumir as evidências atuais disponíveis sobre a resposta do anticorpo à infecção por SARS-CoV-2, durabilidade do anticorpo após a infecção inicial e proteção do anticorpo contra reinfecção.

1. A ampla disponibilidade de testes de anticorpos SARS-CoV-2 levanta questões importantes para médicos, pacientes e profissionais de saúde pública relacionadas ao uso e interpretação apropriados desses testes.
  2. As evidências de estudos que avaliaram a prevalência na comunidade na resposta de anticorpos mostraram que os pacientes desenvolvem uma resposta imunológica após a infecção por SARS-CoV-2. Isso é evidenciado por anticorpos IgA detectáveis na maioria dos pacientes (certeza baixa), IgM na maioria dos pacientes (certeza moderada), IgG em quase todos os pacientes (certeza moderada) e anticorpos neutralizantes em quase todos os pacientes (certeza baixa).
  3. No nível do pico ou próximo a ele, IgM, IgG, IgA e anticorpos neutralizantes são estimados como detectáveis em aproximadamente 80%, 95%, 83% e 99% dos pacientes, respectivamente, após o início dos sintomas ou reação em cadeia da polimerase (PCR) – infecção confirmada.
  4. Visto que nem todos os pacientes desenvolvem anticorpos detectáveis no início do curso da infecção e que a presença e os níveis podem variar de acordo com as características do paciente e da doença, os testes de anticorpos não devem ser usados para o diagnóstico de infecção por SARS-CoV-2.
  5. Também é importante que os médicos e pacientes tenham em mente que os resultados do teste de anticorpos SARS-CoV-2 podem ser falsamente positivos devido à reatividade cruzada com anticorpos de outros coronavírus.
  6. No entanto, para o propósito de estimar a prevalência de infecção por SARS-CoV-2 na comunidade, o teste de anticorpos é uma opção viável, tendo em mente que os níveis de anticorpos atingem o pico cerca de 3-5 semanas após o início dos sintomas ou do diagnóstico pela PCR.
  7. A prevalência e os níveis de anticorpos ao longo do tempo podem variar de acordo com certas características do paciente (por exemplo, idade, sexo e raça / etnia) e fatores da doença (por exemplo, presença de sintomas e gravidade) (certeza baixa).
  8. A evidência atual é incerta para prever a presença, nível ou durabilidade da imunidade natural conferida pelos anticorpos SARS-CoV-2 contra reinfecção.
  9. Finalmente, dado o conhecimento limitado sobre a associação entre os níveis de anticorpos e a imunidade natural, os pacientes com infecção por SARS-CoV-2 e aqueles com histórico de infecção por SARS-CoV-2 devem seguir os procedimentos recomendados de prevenção e controle de infecção para retardar e reduzir a transmissão da doença.

Palavras-chave: Anticorpos, Neutralizantes, Formação de Anticorpos, Coronavírus, COVID-19, Grupos Étnicos, Imunidade,munoglobulina A, Imunoglobulina G, Imunoglobulina M, Reação em Cadeia da Polimerase, Prevenção Primária, SARS-CoV-2