Apresentador / Autor:  Jean Claude Tardif, MD, FACC Patrocinador do teste: Governo de Quebec e Institutos Canadenses de Pesquisa em Saúde. Data de apresentação: ESC 29/08/2020

Apesar da terapia médica ideal, os pacientes com síndromes coronárias agudas (SCA) têm um risco contínuo significativo de morbidade e mortalidade.

A inflamação desempenha um papel fundamental em todos os estágios da aterosclerose, desde o início até a progressão e, em última análise, pode contribuir para a evolução das complicações da insuficiência coronária aguda. A Colchicina surgiu recentemente como uma nova opção terapêutica promissora para doenças cardiovasculares devido às suas potentes propriedades antiinflamatórias.O estudo Canakinumab Anti-inflamatório Trombosis Outcome Study (CANTOS), recentemente publicado, demonstrou que uma redução de eventos cardiovasculares após um SCA pode ser alcançado através da inibição da interleucina (IL) -1β. Ambos os ensaios Colchicine Cardiovascular Outcomes Trial (COLCOT) e Low DoseColchicine for Secondary Prevention of Cardiovascular

Disease (LoDoCo) demonstraram uma redução significativa em eventos cardiovasculares adversos em pacientes com síndromes coronárias agudas e doença arterial coronariana estável (DAC) que receberam colchicina 0,5mg / dia além de terapias de prevenção secundária padrão em comparação com a terapia médica padrão sozinha.Esses dados estão de acordo com trabalhos anteriores que demonstram que a terapia com colchicina em curto prazo reduz significativamente os níveis de citocinas inflamatórias em pacientes com SCA e limita o tamanho do infarto.

O estudo COLCOT mostrou que a colchicina foi eficaz na prevenção de eventos cardíacos adversos importantes após um infarto do miocárdio.

Descrição

O objetivo do estudo foi avaliar a colchicina em comparação com o placebo administrado dentro de 30 dias de um infarto do miocárdio.

Design de estudo

Randomizado

Paralelo

Duplo-cego

Pacientes que sofreram infarto do miocárdio nos últimos 30 dias foram randomizados para receber colchicina 0,5 mg por dia (n = 2.366) versus placebo (n = 2.379).

Número total de inscritos: 4.745

Duração do acompanhamento: mediana de 22,6 meses

Idade média do paciente: 61 anos

Porcentagem feminina: 20%

Porcentagem com diabetes: 20%

Critério de inclusão

Infarto do miocárdio nos últimos 30 dias e conclusão de toda a revascularização coronária pretendida.

Critério de exclusão

Infarto do miocárdio tipo 2

Disfunção sistólica ventricular esquerda grave ou insuficiência cardíaca

AVC nos últimos 3 meses

Cirurgia de bypass da artéria coronária nos últimos 3 anos

Câncer nos últimos 3 anos

História de doença inflamatória intestinal ou diarreia crônica, doença neuromuscular, doença hepática ou renal significativa, abuso de drogas ou álcool, terapia com glicocorticóides ou sensibilidade à colchicina.

Outras características / características salientes

93% dos pacientes  foram submetidos a intervenção coronária percutânea para tratamento do infarto do miocárdio.

O tempo médio desde o infarto do miocárdio até a randomização foi de 13,5 dias.

Principais conclusões

O resultado de eficácia primário, morte cardiovascular, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, parada cardíaca ressuscitada ou hospitalização urgente por angina instável levando à revascularização, ocorreu em 5,5% do grupo de colchicina em comparação com 7,1% do grupo de placebo (p = 0,02).

Resultados secundários

Morte cardiovascular: 0,8% do grupo de colchicina em comparação com 1,0% do grupo de placebo (p = não significativo)

AVC: 0,2% do grupo colchicina em comparação com 0,8% do grupo placebo (p <0,05)

Hospitalização urgente por angina instável levando à revascularização: 1,1% do grupo da colchicina em comparação com 2,1% do grupo do placebo (p <0,05)

Infecção: 2,2% do grupo colchicina em comparação com 1,6% do grupo placebo (p = 0,15)

Diarreia: 9,7% do grupo colchicina em comparação com 8,9% do grupo placebo (p = 0,35)

A colchicina iniciada dentro de 0-3 dias de um infarto do miocárdio pareceu reduzir os eventos isquêmicos adversos em comparação com o placebo (HR 0,52, p = 0,007).

Custo-benefício

Os custos médios gerais por paciente foram reduzidos em 47% para o período de ensaio e 69% para o período de vida. Anos de vida ajustados pela qualidade aumentaram.

Interpretação

Entre os pacientes que sofreram um infarto do miocárdio recente, a colchicina em baixas doses foi eficaz na prevenção de eventos cardiovasculares adversos maiores em comparação com o placebo. O benefício foi principalmente devido a uma redução na incidência de acidente vascular cerebral e hospitalização urgente por angina instável que levou à revascularização. O medicamento do estudo foi bem tolerado e associado a uma incidência semelhante de infecção e diarreia em comparação com o placebo. A colchicina também foi econômica. O benefício da colchicina foi supostamente devido às propriedades antiinflamatórias da droga.

Referências:

Bouabdallaoui N, Tardif JC, Waters DD, et al. Time-to-treatment initiation of colchicine and cardiovascular outcomes after myocardial infarction in the Colchicine Cardiovascular Outcomes Trial (COLCOT). Eur Heart J 2020;Aug 29:[Epub ahead of print].

Presented by Dr. Nadia Bouabdallaoui at the European Society of Cardiology Virtual Congress, August 29, 2020.