Roberto Luiz Marino

Dr. Roberto Luiz Marino

rlmarino@cardiol.br

É uma causa comum de SOPRO CARDÍACO, mais frequentemente encontrado em mulheres. Ocorre quando a válvula que separa as câmeras cardíacas esquerdas superior (átrio) e inferior (ventrículo) não fecha adequadamente e permite uma passagem de sangue do ventrículo para o átrio, chamada de regurgitação (insuficiência) mitral.

SINTOMAS

Na maioria dos casos não há sintomas e os pacientes são informados de sua presença quando se detecta a presença de um SOPRO ou de um ruído chamado CLICK em uma ausculta cardíaca ou com a realização de um exame de ecocardiograma.

Quando as alterações dos folhetos são maiores , a regurgitação pode ser significativa e os sintomas podem aparecer, tais como : arritmias(palpitações), falta de ar, cansaço fácil aos esforços, tonturas.

CAUSAS

Alteração primária : causa mais frequente ,de origem congênita ,por uma malformação de uma das cúspides da válvula , não permitindo um perfeito fechamento dos seus folhetos e consequentemente ocorre a regurgitação do sangue.

Alteração secundária : a válvula normal pode ser afetada por doenças como a febre reumática na infância , infarto por isquemia , doenças inflamatórias  e infecciosas .Nesses casos as lesões podem ser mais graves.

TRATAMENTO

Não há necessidade de maiores cuidados nos casos discretos, porém , quando o prolapso é moderado a grave, deve ser acompanhado com visitas periódicas ao cardiologista e realização de exames como o eletrocardiograma e ecocardiograma .Na presença de sintomas relevantes pode ser necessário o uso de medicamentos e até de cirurgia na válvula mitral.