1. A maneira mais importante de prevenir a doença vascular aterosclerótica, insuficiência cardíaca e fibrilação atrial é promover um estilo de vida saudável ao longo da vida.

2. Uma abordagem de cuidados em equipe é uma estratégia eficaz para a prevenção de doenças cardiovasculares. Os médicos devem avaliar os determinantes sociais da saúde que afetam os indivíduos para informar decisões de tratamento.

3. Adultos com 40 a 75 anos de idade e que estão sendo avaliados para prevenção de doenças cardiovasculares devem ser submetidos a uma estimativa de risco para doença cardiovascular aterosclerótica em 10 anos (ASCVD) e discussão de risco clínico-paciente antes de iniciar a terapia farmacológica, como terapia anti-hipertensiva, uma estatina ou aspirina. A presença ou ausência de reforço adicional de fatores de  risco podem ajudar a orientar decisões sobre intervenções preventivas em indivíduos selecionados, assim como o score coronariano de cálcio.

4. Todos os adultos devem consumir uma dieta saudável que enfatize a ingestão de vegetais, frutas, nozes, cereais integrais, vegetais ou proteínas animais, e peixe e reduzir a ingestão de gorduras trans,carnes processadas, carboidratos refinados e bebidas açucaradas. Para adultos com excesso de peso e obesidade,é aconselhavel restrição calórica e recomendação para atingir e manter o peso ideal.

5. Os adultos devem envolver-se em pelo menos 150 minutos por semana de atividade física de intensidade moderada ou  75 minutos por semana de atividade física de intensidade vigorosa.

6. Para adultos com diabetes mellitus tipo 2, mudanças no estilo de vida, como melhorar hábitos alimentares e alcançar recomendações de exercícios é crucial. Se a medicação for indicada, a metformina é a terapia  de primeira linha , seguida pela  de um inibidor do cotransportador de sódio-glicose  ou um glucagon-like agonista do receptor de peptido-1.

7. Todos os adultos devem ser cuidadosamente avaliados em todas as consultas e aqueles que usam tabaco devem ser fortemente aconselhados a parar.

8. A aspirina deve ser usada com pouca frequência na prevenção primária de rotina  devido à falta de benefício líquido.

9. A terapia com estatina é o tratamento de primeira linha para a prevenção primária  em pacientes com LDL colesterol ≥ 190 mg,  e atenção maior nos portadores de diabetes mellitus com idade de  40 a 75 aos, e aqueles com risco risco aumentado para doença aterosclerótica.

10. As intervenções não farmacológicas são recomendadas para todos os adultos com hipertensão arterial.Para aqueles que requerem terapia farmacológica, a pressão arterial alvo deve  ser <130/80 mm Hg.

Referências: 2019 ACC/AHA Guideline on the Primary Prevention of Cardiovascular Disease: Executive Summary. A Report of the American College of Cardiology/American Heart Association Task Force on Clinical Practice Guidelines

WalterRabelo