Dr. Roberto Luiz Marino

rlmarino@cardiol.br

Recomendações:

1 – A melhor recomendação para prevenir doença aterosclerótica, insuficiência cardíaca e fibrilação atrial é a manutenção de um “ESTILO DE VIDA” saudável  ao longo de toda vida.

2- Após uma adequada avaliação do risco CV estimado para os próximos 10 anos, o cardiologista definirá de uma maneira individualizada, se há necessidade do uso de medicação, como anti-hipertensivos, estatina e ou aspirina.

Nesta fase alguns exames de imagem, como o escore de cálcio das coronárias poderão ajudar na estratificação do risco, em pacientes  selecionados.

3 – O consumo de uma dieta saudável deverá ser enfatizado, como vegetais, frutas, nozes, cereais, peixes, proteínas animais mais leves, redução de gorduras trans e carboidratos e bebidas adocicadas.

O uso do álcool não deve ser estimulado, porém, seu consumo “leve-moderado” pode ser  “tolerado”: 1 drinque ou 12,5g álcool/dia para mulheres e ate 2 drinques diários em 25g álcool/dia para homens.

4 – Aderir a programação e atividades físicas: – Pelo menos 150 minutos por semana, com atividades de intensidade moderada a intensa ou 75 minutos por semana com intensidade física vigorosa ou uma combinação de atividades moderadas e vigorosa, preferencialmente aeróbicas.

Exemplos de atividades físicas e intensidades:

Intensidade METs Exemplos
Sedentário 1 – 1,5 Assentado, deitado, vendo TV
Leve 1,6 – 2,9 Caminhada lenta, cozinhando, trabalho doméstico leve
Moderada 3,0 – 5,9 Caminhada (3,8 – 6,4Km/h) Bicicleta (8-14km/h), Dança de salão, natação recreativa, tênis dupla
Vigorosa >6 Corrida, bicicleta(>16km/hora)tênis simples, natação competitiva

METs = Equivalente Metabólico

5 – Para pacientes diabéticos, além das recomendações acima, caso necessário usar medicação, a METFORMINA é a primeira indicação e a seguir INIBIDOR SGLT2(empagliflozina ou canagliflozina  ou antagonista do receptor GLP-1RA(Liraglutide).

6 – Desaconselhar veementemente o uso do tabaco.

7 – O uso de ASPIRINA para prevenção primária não deve ser de rotina, devendo-se individualizar a indicação.

8 – O uso de ESTATINA deverá ser de primeira linha para pacientes diabéticos, para pacientes com LDL elevado entre 40-75 anos de idade, e para casos identificados de alto risco, pelos escores de avaliação.

9 – A abordagem da HIPERTENSÃO ARTERIAL deverá ser efetuada por intervenções não farmacológicas e se necessário a medicação, deverá ter como alvo níveis <130/80mmHg.