A pericardite é a forma mais comum de doença pericárdica e pode estar associada a morbimortalidade significativa. O manejo da pericardite idiopática inclui terapias farmacológicas, terapias não farmacológicas e cirurgia. Este artigo descreve o diagnóstico e o tratamento de causas idiopáticas da pericardite, incorporando recomendações incluídas nas diretrizes da Sociedade Europeia de Cardiologia.

A seguir, são pontos-chave a serem lembrados sobre este artigo de revisão sobre o diagnóstico e o tratamento da pericardite idiopática, que incorpora recomendações das diretrizes da Sociedade Europeia de Cardiologia da 2015 para a doença pericárdica:

1. Pericardite é a forma mais comum de doença pericárdica.

2. As etiologias mais comuns nos Estados Unidos são virais ou idiopáticas, que geralmente são de etiologia viral presumida. Pericardite talvez secundária a outras causas infecciosas e não infecciosas.

3. Pacientes com pericardite viral frequentemente relatam sintomas de infecção viral (semelhante à infecção do trato respiratório superior ou gastroenterite) algumas semanas antes dos sintomas de pericardite.

4. O diagnóstico de pericardite pode ser feito se um paciente tiver dois ou quatro critérios: dor torácica característica, alterações eletrocardiográficas (nova elevação generalizada do segmento ST ou depressão do segmento PR), atrito pericárdico e derrame pericárdico novo ou agravado. A dor no peito é tipicamente aguda, pleurítica, melhorada ao sentar ou inclinar-se para a frente e pode irradiar para o trapézio.

5. A presença de febre, leucocitose, proteína C reativa de alta sensibilidade ou anticorpos antinucleares pode ajudar os médicos a determinar se a pericardite é causada por inflamação ou vírus.

6. A pericardite é classificada como aguda (episódio inicial), recorrente (episódio subsequente após intervalo sem sintomas de mais de 6 semanas), incessante (com duração de 6 semanas a 3 meses), crônica (com duração de mais de 3 meses) ou constritiva (associada a cicatrizes e inelasticidade do pericárdio que eventualmente resulta em comprometimento do enchimento ventricular).

7. O tamponamento cardíaco pode estar associado à pericardite aguda ou crônica. Pacientes que desenvolvem tamponamento cardíaco apresentam maior risco de mortalidade.

8. A colchicina, em combinação com aspirina / anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), é uma farmacoterapia de primeira linha para pericardite idiopática aguda e recorrente. Essa combinação reduz a taxa de recorrência em 18 meses.

9. Aspirina / AINEs são importantes no alívio da dor no peito, mas não afetam a progressão natural da pericardite. A monoterapia com aspirina / AINE pode aumentar o risco de recorrência.

10. A escolha da terapia deve ser individualizada. No entanto, a terapia com três drogas com colchicina, aspirina e AINEs tem sido associada a resultados favoráveis.

11. Os esteróides não são recomendados porque estão associados a um risco aumentado de recorrência de pericardite. Os corticosteróides podem ser considerados em pacientes que não respondem a aspirina / AINEs e colchicina, mas apenas se forem excluídas causas infecciosas.

12. As imunoterapias são consideradas modalidades de tratamento de terceira linha. Estes incluem anakinra, azatioprina e imunoglobulina parenteral.

13. A atividade física deve ser restrita em pacientes com pericardite até que os sintomas desapareçam e a proteína C reativa de alta sensibilidade normalize. Os atletas devem restringir a atividade física por 3 meses.

14. As terapias cirúrgicas incluem pericardiocentese, janela pericárdica, pericardiotomia e pericardiectomia. A pericardiectomia é reservada para pacientes com pericardite restritiva.

Palavras-chave: Pericardite, Pericárdio, Efusão Pericárdica, Agentes Anti-Inflamatórios Não Esteróides, Aspirina, Colquicina, Dor no Peito, Inflamação, Pericardiocentese, Técnicas de Janela Pericárdica, Pericardiectomia

Schwier, Nicholas C. PharmD, BCPS-AQ Cardiology; Cornelio, Cyrille K. PharmD; Epperson, Taylor M. PharmD

Author Information

Journal of the American Academy of Physician Assistants: January 2020 – Volume 33 – Issue 1 – p 16-22