Roberto Luiz Marino

Dr. Roberto Luiz Marino

rlmarino@cardiol.br

O termo ISQUEMIA se refere a falta de suprimento sanguíneo para um tecido orgânico, no caso do coração, as artérias coronárias atingidas são bloqueadas pelo acúmulo de “gordura”e produtos inflamatórios diversos, o que causa a diminuição do fluxo sanguíneo que chega ao coração, causando a ISQUEMIA.

Também conhecida como doença arterial coronariana (DAC), é dividida em CRÔNICA e AGUDA.

1. CRÔNICA

A maior parte dos casos se apresenta como crônica, usualmente na forma de ANGINA DE PEITO, caracterizada como dores ou equivalentes como queimação, aperto, desconforto, opressão. Pode estar acompanhada de mal-estar, sudorese, náuseas ou vômitos. Estes sintomas na maioria das vezes aparecem com os esforços físicos, tensões emocionais, atividade sexual e se aliviam com o repouso. Podem ser recorrentes ou progressivos e sua ocorrência indica a NECESSIDADE de uma AVALIAÇÃO CARDIOLOGICA o mais breve possível.

Sintomas como cansaço, falta de ar, palpitações (batimentos anormais) que aparecem ou tem caráter frequente e ou progressivos também podem ser indicativos de doença cardíaca isquêmica e merecem uma avaliação cardiológica.

1. AGUDA

No caso das formas isquêmicas agudas denominadas SÍNDROMES ISQUÊMICAS AGUDAS, as manifestações iniciais podem ser abruptas, não necessariamente relacionadas ao esforço, podendo aparecer em repouso.

Sua causa é uma instabilidade da artéria coronária, frequentemente causada por uma ruptura da sua camada interna (endotélio) e formação de um trombo (coágulo) que obstrue o vaso sanguíneo (coronária).

A dor ou equivalente é similar a da descrita na angina, podendo ser na face anterior do tórax, podendo irradiar-se para o pescoço e ou mandíbula, membros superiores e ou para as costas. A intensidade é variável desde um profundo e intenso mal-estar, tonteira, sudorese intensa, náuseas, vômitos sincope (desmaio), a formas mais frustas e atípicas com ocorrência maior na população feminina, idosos e diabéticos.

Em qualquer dessas circunstâncias o paciente deve procurar um hospital de preferência uma EMERGÊNCIA preparada para atendimento cardiovascular. Há necessidade da realização de eletrocardiograma e exames de sangue especiais que podem indicar o INFARTO DO MIOCARDIO, e de um cateterismo cardíaco com realização de ANGIOPLASTIA para desobstrução da coronária e implante de STENT.

Casos de menor gravidade serão encaminhados para prosseguir a avaliação em nível ambulatorial, com exames apropriados como o teste ergométrico, cintilografia miocárdica, ecocardiograma, angiotomografia das coronárias, ressonância cardíaca, HOLTER ou monitorização com LOOP (para arritmias cardíacas), a depender de cada caso. O HMT possui serviço de EMERGÊNCIA CARDIOVASCULAR com equipe de cardiologistas 24 horas, 7 dias por semana, aptos ao pronto atendimento destas graves situações clínicas. Está integrados ambulatórios de cardiologia, assim como aos serviços de métodos diagnósticos e com a internação nas suas diversas áreas:

– Unidade Coronariana;

– Hemodinâmica e cardiologia intervencionista;