O infarto é um quadro de saúde grave que acontece quando a passagem de sangue para o coração é interrompida, com isso as células cardíacas morrem. Esse processo tem como causa principal a quantidade de gordura acumulada nos vasos sanguíneos. É caracterizado por dores fortes no lado esquerdo do corpo, como braço e peito, podendo ser fatal quando não socorrido a tempo.

Sintomas discretos

Alguns casos de infarto são silenciosos, ou seja, sem a presença dos sintomas convencionais, ou com ausência completa de sintomas. Em alguns pacientes é possível perceber a presença de náuseas, falta de ar e fadiga. Mas como estes são sintomas de muitas doenças acabam passando desapercebidos, por isso é muito importante buscar auxílio médico.

Somado a isso, na presença de alguns destes sintomas corriqueiros, as pessoas fazem uso da automedicação, isso pode acarretar num agravamento da situação a longo prazo, devido ao uso indevido de medicamentos.

Fatores de risco do infarto silencioso

O principal risco desse tipo de infarto é o desencadeamento de doenças do coração que se desenvolvem silenciosamente. Por isso é muito importante estar atento aos fatores de risco:

1. Tabagismo;
  2. Sedentarismo;
  3. Alcoolismo;
  4. Uso de substâncias ilícitas;
  5. Obesidade;
  6. Colesterol alto;
  7. Estresse;
  8. Diabetes;
  9. Hipertensão;
  10. Histórico de doenças cardíacas na família.
Influência do estilo de vida

Sabendo que os infartos podem ocorrer em silêncio, mas que é possível identificar fatores de riscos associados a ele, a prevenção ganha destaque. Embora alguns fatores estejam relacionados a questões hereditárias, boa parte deles é composto por hábitos.

Evitar o sedentarismo, através da prática de atividade físicas, contribui muito para manter o coração saudável. Assim também é possível combater os casos de estresse.

Os exercícios, somados a uma alimentação saudável, podem impedir a obesidade também. Além disso, colaboram para o controle da diabetes e colesterol. Com uma boa prevenção é possível evitar tanto as doenças que aumentam o risco de infarto, quanto o próprio infarto.

Hábitos mais saudáveis podem, não só prevenir os infartos, mas também garantir qualidade de vida para pacientes que passaram por quadros de infartos e se encontram em processo de recuperação.

A importância de se consultar com médicos

Os médicos, especialmente os cardiologistas são essenciais não só para prevenir o infarto, como também para diagnosticá-lo. Uma das maneiras de descobrir um quadro de infarto é através dos exames propostos por eles.

Através de uma consulta no médico é possível identificar situações adversas que podem estar relacionadas a algum problema do coração. Os exames médicos ajudam a perceber outros quadros de doenças relacionadas ao infarto.

A equipe de cardiologia do Hospital Madre Teresa possui estrutura de qualidade para diagnósticos e tratamentos com atendimento 24 horas. O hospital está na Av. Raja Gabaglia, 1002, no bairro Gutierrez. Os atendimentos eletivos podem ser agendados pelo telefone (31) 3339-8000 ou no site www.cardiologiahmt.com.br.