O coração é o órgão responsável por bombear o nosso sangue, fazê-lo circular através de todo o nosso sistema sanguíneo e levar oxigênio para as diferentes partes do nosso corpo durante o nosso dia a dia, para que nosso organismo possa funcionar regularmente.

Para realizar essa função, o coração normalmente bate de 70 a 90 vezes por minuto, e quando a frequência de batimentos acontece fora desse ritmo, o sangue e o oxigênio não são distribuídos de maneira correta, o que gera alterações no funcionamento do nosso sistema.

Nesse artigo, falaremos sobre a taquicardia, seus sintomas e significado. Acompanhe e saiba mais.

A Taquicardia

Taquicardia, nada mais é, do que o ritmo cardíaco acelerado. Quando o coração ultrapassa a marca de 100 batimentos por minuto, denominamos essa alteração na frequência como taquicardia.

Apesar de ser comum que o coração fique acelerado durante a prática de atividades físicas intensas, quando consumimos certos tipos de alimentos ou quando somos pegos de surpresa, ela também pode estar relacionada com algumas doenças, por isso é preciso dá-la a atenção devida.

Ela pode ser dividida em três modalidades, sendo a sua origem a forma utilizada para identifica-las. A taquicardia sinusal surge no nó sinusal, o marca passo natural do nosso coração, enquanto a ventricular e a atrial, surgem no ventrículo e no átrio, respectivamente.

A taquicardia sinusal é a mais comum, surgindo nos momentos da prática de esporte e nos outros citados. Já a taquicardia ventricular, pode ser uma indicação de insuficiência cardíaca, hipertensão arterial ou infarto e no caso de ataques, deve-se procurar atendimento médico imediatamente.

É importante entender que todas têm os mesmos sintomas, tornando a sua diferenciação possível apenas pela realização de exames médicos como o eletrocardiograma e a angiografia coronária.

Sintomas

Como foi dito, a taquicardia é uma reação do corpo comum em certos momentos, que faz o paciente sentir o coração bater mais forte e sentir falta de ar. Além disso, pode ser acompanhada de outros sintomas, eles são: sangramento, inchaço nas pernas, cansaço exagerado, desmaio e febre.

A taquicardia acompanhada desses outros sintomas, pode ser uma indicação de diferentes doenças, como: pneumonia, insuficiência cardíaca, arritmia, doença coronária e hipertireoidismo. Por isso é recomendado procurar um médico se você for acometido pela taquicardia em conjunção com algum dos sintomas.

Tratamento

O diagnóstico é feito por meio do exame clínico, com a averiguação do histórico do paciente e a realização do exame físico, seguidos pelo eletrocardiograma. Também podem ser solicitados outros exames como o ecocardiograma, raio x, testes para avaliar a função tireoidiana e o estudo eletrofisiológico.

O tratamento da doença, vai depender da resposta obtida no diagnóstico, mas pode ser realizado com medicamentos betabloqueadores ou digitálicos e, em casos mais críticos, pode ser necessária a realização de procedimentos cirúrgicos, como os de by-pass e a reconstrução ou reposição das válvulas cardíacas.

Esse artigo ajudou você? Compartilhe em suas redes sociais e ajude a informação a chegar em mais pessoas.