Dr. Mitermayer Reis Brito

miterrb@gmail.com

O que é fibrilação atrial ?

Os átrios – câmaras superiores do coração, entram em um ritmo caótico, sem sincronia na sua contração e sem eficácia para ejetar sangue para os ventrículos, que são as câmaras inferiores do coração

Quais são as consequências e sintomas da fibrilação atrial no organismo humano?

O coração bate desorganizado, descompassado, levando a sintomas de:

Cansaço, palpitações, fadiga, queda da pressão arterial, tonturas, desmaios, e até formação de coágulos no interior dos átrios e maiores riscos de isquemia cerebral, embolia pulmonar.

Quais são principais as causas da Fibrilação Atrial?

1 – idade acima de 65 anos

2 – hipertensão arterial

3 – diabetes

4 – coronariopatia

5 – obesidade,

6 – apneia do sono,

7 – sedentarismo,

8 – tabagismo,

9 – etilismo

10 – exercícios físicos extenuantes e frequentes

11 – fator genético

12-Enfisema pulmonar, bronquites

13- Doenças da tireóide

14- Valvopatias

Quais são os tipos de tratamento da Fibrilação Atrial?

Quando são afastadas as prováveis causas da fibrilação como mostrado no item acima, existe o tratamento farmacológico e o não farmacológico

Quais são os principais medicamentos para tratamento farmacológico:

Amiodarona, proprafenona, sotalol, beta bloqueadores, antagonista de cálcio e anticoagulantes orais

Quando indicar o tratamento não farmacológico?

Quando o tratamento farmacológico não é bem sucedido, o tratamento não farmacológico deve ser avaliado.

Qual é a origem da fibrilação atrial dentro do coração ?

O campo mais desafiador atualmente no tratamento das arritmias cardíacas identificadas como a fibrilação atrial, e considerada como a mais comum dentre elas, está relacionado na busca das melhores ferramentas para isolar os componentes das veias pulmonares, que são os principais responsáveis pela sua origem e perpetuação, quando o tratamento farmacológico não é bem sucedido , assim como quando todos os fatores de risco para fibrilação atrial forem corrigidos.

Técnicas utilizadas para o Tratamento Não Farmacológico da Fibrilação Atrial através da Ablação por Cateter

A ablação por radiofrequência percutânea, que alcança os átrios, essencialmente o átrio esquerdo e as veias pulmonares, através da introdução de cateteres no interior do coração por meio da punção de veia femoral na região da virilha.

Punção Transeptal do Septo InteratrialMapeamento e Reconstrução Tridimensional dos Átrios

Uma vez alcançado o átrio esquerdo pela punção transeptal, os cateteres navegam no interior deste átrio e faz-se a reconstrução tridimensional das suas estruturas, criando uma anatomia que direcionará o tratamento para o isolamento dos focos oriundos das veias pulmonares e suas adjacências através da aplicação de energia de radiofrequência.

Tipos de Tratamento não Farmacológico da Fibrilação Atrial através da ablação por Radiofrequência

As técnicas para isolamento das veias pulmonares e adjacências utilizam energias de radiofrequência ou cryoablação (método de resfriamento), e outras que estão em fase experimental, as quais são aplicadas ao longo destas estruturas anatômicas.

Resultados do Tratamento Não Farmacológico e Prognóstico da Fibrilação Atrial

Os resultados destes tratamentos dependem essencialmente do estágio que a fibrilação atrial encontra-se, ou seja, de uma maneira esporádica e de curta duração (poucas horas ou menos de 7 dias), ou além deste período. Quanto mais tempo ela estiver presente, maior será a fibrose das estruturas anatômicas dos átrios e consequentemente menor a eficácia no tratamento através da ablação.

Existe Cura da Fibrilação Atrial?

Não existe cura até o momento, porém no mínimo diminuem  os sintomas, assim como diminuem os medicamentos e as internações hospitalares e sobretudo melhora  a qualidade de vida dos pacientes.

O que é a Unidade de Estudos em Fibrilação Atrial

A Unidade de Estudos em Fibrilação Atrial do Hospital Madre Teresa constitui-se no propósito de trabalhos entre profissionais que estão mais diretamente ligados a fatores clínicos que possam ser a causa e predispoem a perpetuação da fibrilação atrial.

Para obtermos melhores resultados no tratamento da fibrilação atrial, temos que tratar todos estes fatores com a ajuda de profissionais relacionados a estes fatores de risco, por isto o tratamento é multidisciplinar. Daí o propósito e criação da UEFA – Unidade de Estudos em Fibrilação Atrial,  sob a Coordenação do Dr. Mitermayer Reis Brito e Dr. Walter Rabelo, que realizaram juntamente com o Departamento de Cardiologia do Hospital Madre Teresa o primeiro Simpósio de Atualizações em Fibrilação Atrial em Abril de 2018