Acompanhamento ideal após embolia pulmonar aguda: um documento de posição do Grupo de Trabalho da Sociedade Europeia de Cardiologia sobre Circulação Pulmonar e Função Ventricular Direito, em colaboração com o Grupo de Trabalho da Sociedade Europeia de Cardiologia sobre Aterosclerose e Biologia Vascular, endossado pela Sociedade Respiratória Europeia

Este documento de posicionamento fornece um guia abrangente para o acompanhamento ideal de pacientes com embolia pulmonar aguda (EP), abrangendo vários aspectos relevantes do aconselhamento ao paciente. Ele serve como um guia prático para o tratamento de pacientes com EP aguda complementar às diretrizes formais da Sociedade Europeia de Cardiologia de 2019 desenvolvidas com a Sociedade Respiratória Europeia. Propomos uma abordagem holística considerando todo o espectro de eventos adversos graves que os pacientes com EP aguda podem encontrar a curto e longo prazo. Sublinhamos a relevância da avaliação de fatores de risco modificáveis para hemorragia, de trombofilia adquirida,bem como uma vigilância dedicada ao potencial desenvolvimento de hipertensão pulmonar tromboembólica crónica como parte da prática de rotina; testes de rotina para trombofilia genética devem ser evitados. Defendemos o uso de medidas de resultado para resultado funcional e qualidade de vida para quantificar o impacto do diagnóstico de EP e identificar precocemente pacientes com síndrome pós-Ep. Aconselhar os pacientes sobre a manutenção de um estilo de vida saudável reduz o risco da síndrome pós-EP e melhora o prognóstico cardiovascular. Portanto, consideramos importante discutir quando e como retomar as atividades esportivas logo após o diagnóstico de EP. Outros tópicos relevantes para o paciente que requerem aconselhamento focado são viagens e controle de natalidade.

A seguir estão os principais pontos a serem lembrados deste documento de posicionamento sobre o acompanhamento ideal após embolia pulmonar aguda (EP):

1. No momento do diagnóstico de EP aguda, os médicos devem descartar quaisquer contraindicações absolutas à anticoagulação, identificar estratégias anticoagulantes ideais e evitar intervenções desnecessárias.
  2. Após o diagnóstico de EP aguda, os pacientes devem ser encorajados a retomar o exercício regular e as atividades esportivas de forma gradual. Certifique-se de que o ventrículo direito recuperou o tamanho e a função antes de retomar o exercício extenuante ou viagens aéreas. Incentivar o uso de meias de compressão ou anticoagulação em dose profilática durante voos aéreos de longa distância (> 4 horas).
  3. Nas primeiras semanas após o diagnóstico de EP aguda, considerar a triagem da síndrome do anticorpo antifosfolipídeo para pacientes com EP não provocada. NÃO rastreie rotineiramente para trombofilia genética.
  4. Nas primeiras semanas após o diagnóstico de EP aguda, garantir a adesão ao anticoagulante e evitar interações medicamentosas relevantes. Rastrear e abordar quaisquer fatores de risco modificáveis para sangramento (por exemplo, uso concomitante de aspirina, anti-inflamatórios não esteroides).
  5. Aos 3 meses após o diagnóstico de EP aguda, estime o risco de sangramento em todos os pacientes para os quais a anticoagulação de longo prazo é considerada. Se a anticoagulação for estendida além dos 3-6 meses iniciais, reavaliar periodicamente o risco de sangramento e determinar se a anticoagulação continuada é apropriada.
  6. Aos 3 meses após o diagnóstico de EP aguda, realizar teste de esforço cardiopulmonar nos pacientes com síndrome pós-EP (incluindo sintomas persistentes de dispnéia). Descartar hipertensão pulmonar tromboembólica crônica em todos os pacientes com sintomas persistentes de dispneia ou insuficiência cardíaca direita. Considerar apoio psicológico para pacientes com recuperação funcional incompleta devido a ansiedade ou depressão.
  7. Aos 3 meses (e periodicamente depois disso), aplique calculadoras de risco validadas para avaliar sistematicamente o risco cardiovascular geral, especialmente em casos de EP não provocada e/ou obesidade.
  8. A longo prazo, limitar os períodos de sobreposição entre medicamentos antiplaquetários e anticoagulantes para pacientes que continuam a tomar anticoagulação além dos 3 meses iniciais.

Palavras-chave: Anticoagulantes, Antiinflamatórios não esteroides, Síndrome Antifosfolípide, Ansiedade, Aspirina, Aterosclerose, Depressão, Interações Medicamentosas, Dispneia, Exercício, Teste Ergométrico, Insuficiência Cardíaca, Hipertensão, Pulmonar, Obesidade, Puerpério, Gravidez, Prevenção Primária, Embolia Pulmonar, Fatores de Risco, Meias, Compressão, Trombofilia, Trombose, Tromboembolismo Venoso, Função Ventricular, Direito.

European Heart Journal, Volume 43, Issue 3, 14 January 2022, Pages 183–189, https://doi.org/10.1093/eurheartj/ehab816
Published:07 December 2021