A doença arterial coronariana continua sendo uma das principais causas de morbidade e mortalidade em todo o mundo. A revascularização coronariana é uma opção terapêutica importante no manejo de pacientes com doença arterial coronariana. A diretriz de revascularização do miocárdio de 2021 fornece recomendações baseadas em evidências contemporâneas para o tratamento desses pacientes. As recomendações apresentam uma abordagem baseada em evidências para o gerenciamento de pacientes com doença arterial coronariana que estão sendo considerados para revascularização coronária, com a intenção de melhorar a qualidade do atendimento e se alinhar aos interesses dos pacientes.

A seguir estão as principais perspectivas do 2021 American College of Cardiology / American Heart Association / Society for Cardiovascular Angiography and Interventions (ACC / AHA / SCAI), Diretrizes para revascularização do miocárdio.

1. No geral, as decisões de tratamento relacionadas à revascularização do miocárdio em pacientes com doença arterial coronariana (DAC) devem ser baseadas em indicações clínicas, independentemente de sexo, raça ou etnia, porque não há evidências de que alguns pacientes se beneficiam menos do que outros, e esforços para reduzir as disparidades de cuidado são garantidos.
  2. Uma abordagem multidisciplinar do Heart Team é recomendada em pacientes sendo considerados para revascularização coronária para os quais a estratégia de tratamento ideal não é clara. As decisões de tratamento devem ser centradas no paciente, incorporar as preferências e objetivos do paciente e incluir a tomada de decisão compartilhada.
  3. Para pacientes com doença principal da coronária esquerda a revascularização percutânea ou cirúrgica é indicada para melhorar a sobrevida em relação àquela provavelmente alcançada com terapia médica.
  4. As evidências de estudos contemporâneos complementam as evidências mais antigas em relação ao benefício de mortalidade da revascularização em pacientes com doença cardíaca isquêmica estável, fração de ejeção ventricular esquerda normal e DAC de três vasos. A revascularização cirúrgica pode ser razoável para melhorar a sobrevida nesses pacientes, pois o benefício de sobrevida com a revascularização percutânea é incerto. As decisões de revascularização devem ser baseadas na consideração da complexidade da doença, viabilidade técnica do tratamento e uma discussão multidisciplinar da equipe cardíaca.
  5. O uso de uma artéria radial como enxerto é preferível ao uso d safena para tratar o segundo vaso-alvo mais importante com estenose significativa após a artéria coronária descendente anterior esquerda. Os benefícios incluem permeabilidade superior, redução de eventos cardíacos adversos e melhora na sobrevida.
  6. Nos pacientes submetidos à intervenção coronária percutânea (ICP) que têm síndromes coronárias agudas ou doença cardíaca isquêmica estável, o acesso pela artéria radial é recomendado para reduzir o sangramento e complicações vasculares em comparação com uma abordagem femoral. Pacientes com síndromes coronarianas agudas também se beneficiam de uma redução na taxa de mortalidade com essa abordagem.
  7. Uma curta duração da terapia antiplaquetária dupla após revascularização percutânea em pacientes com doença cardíaca isquêmica estável (DCIE) é razoável para reduzir o risco de eventos hemorrágicos. Após a consideração de isquemia recorrente e riscos de sangramento, alguns pacientes podem fazer a transição com segurança para a monoterapia com inibidor P2Y12 e interromper a aspirina após 1-3 meses de terapia antiplaquetária dupla.
  8. A intervenção percutânea encenada (enquanto no hospital ou após a alta) de uma artéria não culpada significativamente estenosada em pacientes que apresentam um infarto do miocárdio com elevação do segmento ST é recomendada em pacientes selecionados para melhorar os resultados. A intervenção percutânea da artéria não culpada no momento da ICP primária é menos clara e pode ser considerada em pacientes estáveis com revascularização não complicada da artéria culpada, doença arterial não culpada de baixa complexidade e função renal normal. Em contraste, a ICP da artéria não culpada pode ser prejudicial em pacientes em choque cardiogênico.
  9. As decisões de revascularização em pacientes com diabetes e DAC multiarterial são otimizadas pelo uso de uma abordagem Heart Team. Pacientes com diabetes que apresentam doença triarterial devem ser submetidos a revascularização cirúrgica; A ICP pode ser considerada apenas se eles forem maus candidatos à cirurgia.
  10. O cálculo do risco cirúrgico de um paciente com o escore da Society of Thoracic Surgeons é indicado para tomar decisões de tratamento para pacientes submetidos à revascularização cirúrgica de DAC. A utilidade do cálculo do escore SYNTAX (Sinergia entre ICP com TAXUS e Cirurgia Cardíaca) nas decisões de tratamento é menos clara devido à variabilidade interobservador em seu cálculo e à ausência de variáveis clínicas.

Palavras-chave: Síndrome Coronariana Aguda, Angina, Estável, Angina, Instável, Anticoagulantes, Aterosclerose, Reabilitação Cardíaca, Procedimentos Cirúrgicos Cardíacos, Cardiomiopatias, Angiografia Coronariana, Bypass da Artéria Coronariana, Doença da Artéria Coronariana, Tomada de Decisão, Diabetes Miocárdico, Equidade de Saúde, Hemodinâmica, Isquemia, Revascularização do miocárdio, Avaliação de resultados, Assistência à saúde, Equipe de assistência ao paciente, Intervenção coronária percutânea, Inibidores da agregação plaquetária, Prevenção primária, Qualidade da assistência à saúde, Avaliação de risco, Prevenção secundária, Infarto do miocárdio com elevação do segmento ST.