A definição universal proposta descreve a IC como uma síndrome clínica com sintomas e / ou sinais causados por uma anormalidade cardíaca estrutural e / ou funcional e corroborada por níveis elevados de peptídeo natriurético e / ou evidência objetiva de congestão pulmonar ou sistêmica.

Os estágios da IC foram revisados para enfatizar a natureza sintomática da IC como uma síndrome clínica: Em risco de IC (estágio A), Estágio pré ‐ IC (novo!) (Estágio B), IC sintomática (estágio C) e IC avançada (estágio D) .

A classificação da IC de acordo com a FEVE agora inclui:

1.ICFEr: (IC com fração de ejeção reduzida)- IC sintomática com FE ≤40%
2.ICFEmr (IC com FE moderadamente reduzida) – IC sintomática com FE 41-49%
3.ICFEp (IC com FE preservada) – IC sintomática com FE ≥50%
4.ICFEm (IC com FE melhorada) – IC sintomática com uma FE basal ≤40% e aumento ≥10% da FE basal (após tratamento) em uma segunda medida da FE devendo estar maior que > 40%

A linguagem é importante! A nova nomenclatura de definição universal oferece oportunidades para comunicação e descrição mais precisas de saúde e doença na insuficiência cardíaca com termos incluindo “IC persistente” em vez de “IC estável” e “IC em remissão” em vez de “IC recuperada”.

Definir claramente a insuficiência cardíaca (IC) na prática clínica e para fins de pesquisa clínica pode ser evasivo e difícil de padronizar. A maioria das definições enfoca as características diagnósticas da IC como uma síndrome clínica, mas há uma heterogeneidade significativa em relação aos critérios diagnósticos específicos. Em um esforço para fornecer mais especificidade, algumas definições iniciais propunham a incorporação de conceitos hemodinâmicos e metabólicos.No entanto, a avaliação e a aplicação de tais parâmetros podem ser difíceis na prática clínica rotineira. Além disso, os critérios usados para definir IC em ensaios clínicos têm sido altamente variáveis, apresentando limitações na coleta de desfechos de interesse relacionados, especialmente hospitalizações relacionadas à IC. À medida que o fardo da IC continua a aumentar e evidências crescentes sugerem deficiências na implementação da terapia médica orientada por diretrizes (GDMT), a necessidade de uma definição universal de IC que seja clinicamente relevante, simples, abrangente, globalmente aplicável e permite que todos partes interessadas para preparar, prognosticar e orientar as terapias disponíveis, era urgentemente necessário.

Em resposta à necessidade de uma definição de consenso para IC, em 2020 um comitê de redação composto por membros da Heart Failure Society of America (HFSA), da Heart Failure Association da European Society of Cardiology (HFA / ESC) e dos japoneses A Sociedade de Insuficiência Cardíaca (JHFS) em 14 países e 6 continentes reuniu um documento de consenso resultando na nova Definição e Classificação Universal de IC. A definição universal proposta enfatiza que a IC é uma síndrome clínica com sintomas e / ou sinais causados por um quadro estrutural e / ou ou anormalidade cardíaca funcional e corroborada por níveis elevados de peptídeo natriurético e / ou evidência objetiva de congestão pulmonar ou sistêmica. Os estágios da IC foram revisados para enfatizar a presença (ou ausência) de sintomas como fundamentais na caracterização da progressão e gravidade da doença: Em risco para Insuficiência cardíaca (estágio A), pré insuficiência cardíaca (estágio B), Insuficiência cardíaca sintomática (estágio C) e insuficiência cardíaca avançada (estágio D).

A nova Definição e Classificação Universal de IC representa um avanço marcante em nosso campo. A padronização da definição de IC é valiosa por vários motivos:

Ele fornece várias partes interessadas, incluindo médicos, pesquisadores, investigadores, legisladores e pagadores de serviços de saúde, uma definição abrangente para identificar IC.

A inclusão de critérios objetivos adiciona sensibilidade e especificidade substanciais ao diagnóstico resultando em uma identificação mais precisa e menos diagnósticos erromeos.

Um reconhecimento mais padronizado de IC aumenta a precisão das medidas de desempenho, o que é crucial para monitorar as estratégias de melhoria da qualidade nas instituições.

A classificação da IC por estágio concede aos médicos a oportunidade de se comunicarem com os pacientes de uma maneira mais prática e fornecer termos-chave para permitir uma tomada de decisão e cuidados compartilhados mais eficazes. Médicos e pacientes podem apreciar a IC de modo contínuo ao longo da saúde cardiovascular, com indicações para se concentrar no tratamento e / ou prevenção, dependendo do estágio. A fase pré-IC oferece oportunidades de educação, abordando os principais fatores de risco e evitando a transição para as fases sintomáticas em que a insuficiência cardíaca é “ativa”.

Como os pacientes com IC costumam ser subclassificados de acordo com a FE, o comitê também propôs um novo esquema de classificação para refinar a nomenclatura atual. Mais notável é a nova subcategoria “IC com FE melhorada” (ICFEm), que descreve pacientes que apresentaram melhora na FE em 10% ou mais em comparação com uma medição basal, mas devendo estar acima de 40%. Esta designação distingue pacientes com FE severamente reduzida prévia daqueles com apenas reduções leves na linha de base e oferece uma noção da trajetória da doença. Este conceito é de importância fundamental, pois é sabido que aqueles com FE melhorada podem ainda estar em risco de recorrência da disfunção ventricular e descompensação, particularmente se a GDMT(Boas Práticas Médicas) for interrompida.Também vale a pena observar as limitações inerentes de classificar aqueles com IC com base apenas na FE, já que a FE é apenas uma caracterização e por si só não representa a fisiopatologia subjacente de um processo de doença em particular.

Por último, a Definição e Classificação Universal de IC oferece o reconhecimento do fato de que o idioma é importante. Como pretendemos nos afastar do termo tradicionalmente aceito “insuficiência cardíaca” e fazer a transição para “função cardíaca”, há também outros termos-chave introduzidos por este comitê que merecem destaque. Em primeiro lugar, os médicos devem optar pelo termo “IC persistente” em vez de “IC estável” porque, mesmo no cenário de IC estável, existem oportunidades de otimizar as terapias que evitam piora e / ou deterioração ou resultados adversos. Nessa mesma linha, “IC em remissão” é definida como uma importante substituição do termo convencionalmente usado “IC recuperada”, para pacientes que experimentam resolução dos seus sintomas e / ou função sistólica, visto que a IC costuma recidivar com frequência. Como cardiologistas também é importante transmitirmos aos pacientes que a melhora não significa que a IC está curada. As mudanças semânticas e o esquema de classificação na nova definição oferecem oportunidades para uma melhor comunicação e envolvimento do paciente, em que os médicos podem se concentrar na implementação de GDMT de modo contínuo para melhorar os resultados.

Ao todo, a nova Definição e Classificação Universal de IC é simples, mas conceitualmente abrangente, tem sensibilidade e especificidade adequadas, com aplicabilidade quase universal e oferece grande validade e utilidade prognóstica e terapêutica. Também oferece a importante oportunidade de reconhecer que a linguagem usada pelos profissionais de saúde pode ter um impacto profundo na forma como as pessoas que vivem com IC e aqueles que cuidam delas abordam sua doença.

Palavras-chave: Volume sistólico, Insuficiência Cardíaca, Participação do Paciente, Semântica, Consenso, Melhoria da Qualidade, Tomada de Decisão, Função Ventricular, Esquerda, Peptídeos Natriuréticos, Disfunção Ventricular, Hospitalização, Fatores de Risco, Progressão da Doença, Erros de Diagnóstico, Padrões de Referência.

Jul 13, 2021   |  Gregory Gibson, MD; Vanessa Blumer, MD; Robert John Mentz, MD, FACC; Anuradha (Anu) Lala, MD, FACC