Este ensaio foi coordenado pelo Montreal Heart Institute e financiado pelo Governo de Quebec; o Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA; A filantropia de Montreal Sophie Desmarais; e o COVID-19 Therapeutics Accelerator lançado pela Bill & Melinda Gates Foundation, Wellcome e Mastercard. CGI, Dacima e Pharmascience of Montreal também foram colaboradores.

O medicamento antiinflamatório oral colchicina pode prevenir complicações e hospitalizações em pacientes recém-diagnosticados com COVID-19, de acordo com um comunicado de imprensa dos investigadores do estudo ColCORONA.

Após 1 mês de terapia, houve uma redução de risco de 21% no desfecho composto primário de morte ou hospitalizações em comparação com o placebo entre 4.488 pacientes ambulatoriais inscritos no estudo global de fase 3.

Após excluir 329 pacientes sem um teste de PCR confirmatório o uso de colchicina reduziu significativamente as hospitalizações em 25%, a necessidade de ventilação mecânica em 50% e as mortes em 44%.

“Acreditamos que este seja um avanço médico. Não há terapia aprovada para prevenir complicações de COVID-19 em pacientes ambulatoriais, para evitar que cheguem ao hospital”, o investigador principal Jean-Claude Tardif, MD, do Montreal Heart Institute em Quebec, Canadá, disse ao theheart.org | Medscape Cardiology.

“Sei que vários países estarão revisando os dados muito rapidamente e que a Grécia os aprovou hoje”, disse ele. “Então, isso está dando esperança aos pacientes.”

Questionado para comentar, Steven E. Nissen, MD, Cleveland Clinic Foundation, Cleveland, Ohio, foi cauteloso. “O comunicado à imprensa sobre o ensaio é vago e não contém detalhes como taxas de risco, intervalos de confiança e valores P”, disse ele ao theheart.org | Medscape Cardiology.

É impossível avaliar os resultados deste ensaio sem esses detalhes. Também é incerto o quão rigorosamente os dados foram coletados “, acrescentou.” Precisamos ver o manuscrito para interpretar adequadamente os resultados. “

A evidência no comunicado à imprensa é difícil de interpretar, mas a intervenção precoce com terapia antiinflamatória tem considerável apelo biológico na COVID, disse Paul Ridker.

“A colchicina é barata e geralmente bem tolerada, e os benefícios aparentes até agora relatados são substanciais”, disse Ridker, do Hospital Brigham and Women’s em Boston, Massachusetts, ao theheart.org | Medscape Cardiology. “Estamos ansiosos para ver os dados completos o mais rápido possível.”

O agente comumente usado para a gota e doenças reumáticas custa cerca de 26 centavos no Canadá e entre US $ 4 e US $ 6 nos Estados Unidos. Conforme relatado anteriormente, reduziu o tempo para a deterioração clínica e a internação hospitalar, mas não a mortalidade, no estudo grego de 105 pacientes sobre os efeitos da colchicina na prevenção de complicações do COVID-19 (GRECCO-19).

Tardif disse que espera ter os dados em domínio público e que eles agiram rapidamente porque as evidências eram “clinicamente persuasivas” e “o sistema de saúde está congestionado agora”.

“Recebemos os resultados na sexta-feira, 22 de janeiro às 17h, uma hora depois estávamos em reuniões com nosso conselho de monitoramento de segurança de dados [DSMB], duas horas depois emitimos um comunicado à imprensa e um dia depois estamos enviando um manuscrito completo a uma grande revista científica, então não sei se alguém fez isso nesta velocidade “, disse ele. “Portanto, estamos realmente muito orgulhosos do que fizemos.”

ColCORONA foi projetado para inscrever 6.000 pacientes ambulatoriais, com pelo menos 40 anos de idade, que foram diagnosticados com infecção por COVID-19 nas últimas 24 horas e tinham pelo menos um critério de alto risco, incluindo idade de pelo menos 70 anos, índice de massa corporal ≥ 30 kg / m2, diabetes mellitus, hipertensão não controlada, doença respiratória conhecida, insuficiência cardíaca ou doença coronariana, febre ≥ 38,4 ° C nas últimas 48 horas, dispneia na apresentação,  pancitopenia ou a combinação de contagem alta ou baixa de neutrófilos e contagem de linfócitos.

Os participantes foram aleatoriamente designados para receber placebo ou colchicina 0,5 mg duas vezes ao dia por 3 dias e uma vez ao dia por mais 27 dias.

O número necessário para prevenir uma complicação COVID-19 é de cerca de 60 pacientes, disse Tardif.

A colchicina foi bem tolerada e resultou em menos eventos adversos graves do que o placebo, disse ele. A diarreia ocorreu mais frequentemente com a colchicina, mas não houve aumento de pneumonia. Deve-se ter cuidado, entretanto, no tratamento de pacientes com doença renal grave.

“Portanto, teremos esse debate em domínio público quando o artigo for lançado, mas acredito que a maioria dos médicos o usará para tratar seus pacientes.”