Revisão do estado da arte do JACC

A seguir estão os pontos-chave a serem lembrados desta revisão de última geração sobre características angiográficas e manejo do infarto prematuro do miocárdio (IM):

1. Entre os pacientes com infarto agudo do miocárdio (IAM), a proporção de jovens ou IAM prematuro tem aumentado nos últimos anos.

2. Estima-se que mais de 1 milhão de internações hospitalares de 2001 a 2010 nos Estados Unidos foram devidas a IAM em pacientes de 30 a 50 anos.

3.Embora a aterosclerose coronariana seja menos extensa em pacientes jovens com IAM, com maior prevalência de doença uniarterial e raro envolvimento do tronco esquerdo, o prognóstico a longo prazo não é benigno.

4.Em geral, pacientes jovens com IAM com doença arterial coronariana (DAC) obstrutiva apresentam fatores de risco semelhantes aos pacientes mais velhos, exceto pela maior prevalência de tabagismo, distúrbios lipídicos, história familiar de DAC prematura e menor prevalência de diabetes mellitus e hipertensão.

5.Na DAC obstrutiva e no IAM prematuro, a terapia médica e as estratégias de revascularização seguem as mesmas regras dos pacientes mais velhos.

6.A cessação do tabagismo ou abstinência do uso de tabaco é a medida preventiva secundária mais eficaz entre os jovens e está associada a uma taxa aproximadamente 70-80% menor de mortalidade por todas as causas e cardiovascular em comparação com a continuação do tabagismo em 1 ano após o IAM.

7.O infarto do miocárdio com artérias coronárias não obstrutivas (MINOCA) é uma entidade clínica relativamente comum (10-20%) entre pacientes jovens com IAM, sendo a ressonância magnética intravascular e cardíaca a chave para o diagnóstico e potencial tratamento.

8.Além disso, o MINOCA pode estar associado ao uso de drogas recreativas, principalmente cocaína.

9. A dissecção espontânea da artéria coronária é um mecanismo patogenético frequente do IAM em mulheres jovens, exigindo alto grau de suspeição clínica, principalmente no período periparto.

10. Ressalta-se que o IAM prematuro, particularmente no contexto de DAC obstrutiva e/ou sexo feminino, é uma doença agressiva com altas taxas de recorrência e mortalidade, atribuída em grande parte ao controle subótimo de fatores de risco modificáveis, destacando a importância de um adequado controle secundário direcionado por diretrizes.

Palavras-chave: Síndrome Coronariana Aguda, Angiografia, Aterosclerose, Cocaína, Doença Arterial Coronariana, Diabetes Mellitus, Diagnóstico por Imagem, Hipertensão, Lipídios, Ressonância Magnética, Meia-idade, Infarto do Miocárdio, Revascularização do Miocárdio, Periparto, Prevenção Primária, Fatores de Risco, Prevenção Secundária , Tabagismo, Cessação do Tabagismo, Tabagismo Loukianos S. Rallidis Iosif Xenogiannis Emmanouil S. Brilakis Deepak L. Bhatt J Am Coll Cardiol. 2022 Jun, 79 (24) 2431–2449