JAMA Cardiology Clinical Guidelines Synopsis

July 21, 2021

Thoralf M. Sundt, MD; Hani Jneid, MD

A seguir estão os pontos-chave a serem lembrados a partir desta sinopse de diretriz das Diretrizes do American College of Cardiology / American Heart Association (ACC / AHA) para o Manejo da Doença Cardíaca Valvular de 2020:

1. A decisão de tratar a estenose aórtica grave (EA) com substituição cirúrgica da válvula aórtica (SAVR) versus implante transcateter da válvula aórtica (TAVI) deve levar em consideração fatores do paciente (por exemplo, idade, comorbidades, expectativa de vida, preferência do paciente).

2. Os dados que sustentam as recomendações para SAVR versus TAVI (com abordagem transfemoral) nas Diretrizes ACC / AHA de 2020 para o Manejo de Doenças Cardíacas Valvulares atualizadas incluíram vários ensaios clínicos randomizados (RCTs) e grandes dados de registro, com Nível de Evidência “NEA” para cinco dos oito recomendações de Classe I para o tratamento de EA grave com SAVR versus TAVI.

3. A TAVI é preferida em pacientes mais velhos (com mais de 80 anos) de qualquer categoria de risco cirúrgico e em pacientes de menor idade com risco cirúrgico alto ou proibitivo para SAVR e com expectativa de vida ≥1 ano.

4. SAVR é favorecido em pacientes mais jovens (<65 anos) com expectativa de vida> 20 anos; em pacientes assintomáticos com EA grave que têm outras indicações para intervenção (por exemplo, teste de exercício anormal, EA muito grave, progressão rápida, peptídeo natriurético cerebral elevado); e naqueles cuja anatomia, especialmente o acesso vascular iliofemoral, é inadequada para TAVI.

5. SAVR ou TAVI podem ser considerados para pacientes sintomáticos com idades entre 65 e 80 anos e em pacientes assintomáticos <80 anos com fração de ejeção <50%.

6. Existem pacientes com EA sintomática grave que terão expectativa de vida <1 ano. Nestes casos, é importante uma discussão cuidadosa sobre benefícios e riscos, determinação dos valores do paciente, tomada de decisão compartilhada e envolvimento da equipe de Cuidados Paliativos.

7. Como os pacientes <65 anos e aqueles com válvula aórtica bicúspide (VAB) não foram incluídos nos ECRs, as recomendações da diretriz ACC / AHA não podem ser usadas para recomendar TAVI nesses pacientes, e a avaliação da equipe cardíaca é crucial para determinar a adequação de TAVI.

Palavras-chave: Estenose da válvula aórtica, Procedimentos cirúrgicos cardíacos, Insuficiência cardíaca, Doenças das válvulas cardíacas, Prótese de válvula cardíaca, Expectativa de vida, Cuidados paliativos, Avaliação de risco, Substituição da válvula aórtica por cateter.