A alimentação balanceada pode salvar vidas. É uma das melhores formas de combater doenças dos mais variados tipos, manter o bem-estar e é parte fundamental para a criação de um estilo de vida saudável.

Dentre as doenças que uma alimentação saudável ajuda a combater, estão as doenças cardiovasculares. Mais do que isso, o controle da dieta é um dos principais fatores para manter o seu coração sadio e cuidar de sua saúde no longo prazo.

Sendo assim, escrevemos um artigo com o propósito de mostrar qual é o impacto que a alimentação saudável pode causar para a saúde do seu coração e no controle de fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento de doenças, confira.

Controle do colesterol

O colesterol é uma gordura localizada no corpo humano. Existem dois tipos: o HDL, conhecido como colesterol bom, pois protege o nosso corpo contra o acúmulo de gorduras; e o colesterol ruim, conhecido como LDL que em excesso dentro do nosso organismo, pode se acumular nos vasos sanguíneos.

O colesterol ruim em alta concentração, cria oportunidades para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e segundo a Organização Mundial da Saúde, (OMS) cerca de 40% da população possui altos índices do colesterol ruim em seu organismo, um dado preocupante.

Para não correr esse risco, evite consumir alimentos como: gorduras trans e saturadas, carboidratos e álcool. Alimentos como: peixes com ômega 3, pães e grãos integrais e vegetais, possuem o colesterol bom e são indicados para a manutenção da saúde dentro de uma dieta completa.

Controle da obesidade

Diferentemente do primeiro exemplo, a obesidade é mais facilmente perceptível por conta do paciente, mas nem por isso significar que é mais fácil de se combater sem o devido cuidado.

De acordo com os dados divulgados pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas (Vigitel) e divulgado pelo Ministério da Saúde, a obesidade atinge cerca de 20% dos brasileiros e, entre os jovens, cresceu 110% nos de 2007 à 2017.

A doença aumenta as chances de contrair outros tipos de patologias que multiplicam os riscos de se adquirir uma doença cardiovascular, como diabetes e hipertensão. Dessa forma, é essencial se manter fazendo exercícios físicos e se alimentar de forma saudável para controlar o peso e evitar o desenvolvimento da obesidade para ter um coração saudável.

Prevenção de doenças

Como foi dito no inicio do artigo, a alimentação pode ajudar a combater variados tipos de doenças, não só as cardíacas. Mas para além do combate, a alimentação impacta diretamente na prevenção dessas mesmas doenças, o que significa que, se você se alimenta bem hoje, terá menos preocupações com a sua saúde no futuro.

É importante abandonar comidas muito gordurosas e optar por opções mais leves. Mas o ideal é que se faça uma visita a um nutricionista para avaliar qual é o melhor tipo de dieta para o seu organismo e como encaixar isso na sua rotina diária.

Mas uma coisa é certa: beba água! É recomendável que você beba dois litros por dia, e entre os inúmeros benefícios, podemos citar: maior facilidade de digestão, melhora da circulação sanguínea e auxílio no emagrecimento.

Você tem alguma dúvida de como a alimentação saudável pode ajudar seu corpo a evitar doenças cardiovasculares? Fale conosco nos comentários.